Durante um evento de apresentação em Lisboa, que a Exame Informática acompanhou, a Bose apresentou várias novidades, mas começemos pelos auriculares QuietComfort, que se destacam por se adaptarem às necessidades diárias dos utilizadores e incluem funcionalidades como cancelamento ativo de ruído, controlo por voz e conetividade multiponto, afirma a marca.
Equipados com tecnologia de cancelamento ativo de ruído, os novos QuietComfort geram rapidamente um sinal oposto que elimina o ruído indesejado, explica a Bose. Os utilizadores podem escolher entre três níveis de cancelamento: desligado, silencioso e consciente, permitindo uma personalização adequada ao ambiente.
A aplicação Bose QCE permite personalizar os controlos tácteis dos auriculares e monitorizar a duração da bateria. Além disso, o suporte a comandos de voz dá aos utilizadores a possibilidade de realizar diversas funções em modo mãos livres, como reproduzir música, atender chamadas e até tirar selfies. Para assegurar um maior conforto, os earbuds chegam com capas de silicone em três tamanhos diferentes, adaptando-se à maioria dos utilizadores.
Veja os novos auriculares QuietComfort
Em termos de autonomia, estes auriculares oferecem até 8,5 horas de utilização contínua, com a possibilidade de carregamento rápido em apenas 20 minutos para obter três horas adicionais, afirma a Bose. Já a resistência ao suor e certificação IPX4 pode torná-nos numa opção a considerar para quem pratica atividades físicas. Os novos Bose QuietComfort já estão disponíveis em três cores — preto, branco e lilás — com um preço de 219 euros.
A Bose também lançou a versão Ultra destes auriculares, que, embora tenha algumas semelhanças, destaca-se pela inclusão de tecnologia de cancelamento ativo de ruído (ANC) mais avançada, além de incluir modos de audição imersiva. No entanto, a autonomia é inferior à versão standard, prometendo apenas 6 horas de utilização contínua.
Os QuietComfort Ultra contam ainda com certificação sonora Snapdragon. Importa também destacar que a aplicação para telemóveis é diferente, sendo necessário instalar a Bose App para aceder a mais funcionalidades. Esta versão já está disponível em Portugal com um preço de 299 euros.
SoundLink Flex II e Smart SoundBar
Outra das novidades no alinhamento da Bose é a SoundLink Flex II, uma coluna portátil concebida para uma reprodução sonora clara e impactante. Um dos principais destaques é a tecnologia PositionIQ, que ajusta automaticamente a saída de som com base na orientação da coluna para uma experiência auditiva otimizada.
Com classificação de resistência IP67, a SoundLink Flex II é resistente à água e poeira, tornando-a adequada para atividades ao ar livre, como idas à praia ou acampamentos. A marca enfatiza que o design robusto do produto visa atender às exigências dos utilizadores que buscam durabilidade.
A coluna também conta com suporte a ligações Bluetooth multiponto, permitindo a conexão a vários dispositivos simultaneamente. Além disso, a funcionalidade SimpleSync possibilita a sincronização entre duas colunas Bose, ampliando as opções de som em grupo.
Com uma autonomia de até 12 horas por carga, a SoundLink Flex II garante uma longa duração de reprodução e já está à venda com um preço de lançamento de 189 euros.
Por fim, a Bose vai lançar em breve a Smart SoundBar, que ambiciona transformar a experiência de entretenimento em casa. A integração do modo Dolby Atmos é uma das principais funcionalidades, contudo, e considerando que muitos conteúdos ainda não são codificados com esta tecnologia, a Bose introduziu a tecnologia TrueSpace. Esta inovação analisa de forma inteligente o que está a ser assistido e combina diferentes sinais do Atmos, criando uma experiência multicanal que adiciona profundidade ao áudio, mesmo em conteúdos 5.1 e estéreo.
Outro dos recursos integrados é o AI Dialogue Mode, que equilibra automaticamente a voz e o som surround. Esta funcionalidade elimina os problemas comuns de ajustar o volume entre diálogos e efeitos sonoros, permitindo que os utilizadores aproveitem o conteúdo sem interrupções.
Já a funcionalidade Personal Surround Sound permite que a Smart SoundBar seja emparelhada com os auriculares Bose Ultra Open para uma experiência de som surround amplificada, sem a necessidade de um sistema completo de home theater. A tecnologia da Bose simula os canais de áudio laterais e traseiros através dos auriculares, enquanto o design de orelha aberta dos Ultra Open permite aos utilizadores desfrutar da qualidade de som da barra de som, ao mesmo tempo que experimentam um som surround mais imersivo.
Embora a marca ainda não tenha avançado mais pormenores quando ao preço, a Smart SoundBar é esperada em Portugal ainda no mês de outubro.