Há novos smartphones da Google a caminho de Portugal. A marca apresentou nesta terça-feira quatro novos modelos, todos da família Pixel 9, mas só três vão chegar ao mercado português: Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL, este último uma novidade relativamente ao alinhamento do ano passado. O outro dispositivo anunciado, o Pixel 9 Pro Fold, não vai chegar, por agora, a Portugal.
Uma das principais novidades nos novos Pixel 9 é o design renovado. O módulo das câmaras tem agora um aspeto mais arredondado e não ocupa toda a largura do dispositivo. A Google aposta também em materiais de construção nobres com o objetivo de dar aos Pixel 9 um aspeto mais cuidado e também maior robustez – a lateral dos equipamentos é feita em alumínio e a traseira em vidro. Segundo a marca, isto também garante uma durabilidade duas vezes superior à dos modelos anteriores. A nova aposta visual dos smartphones também permitiu reduzir em 15% a moldura em torno do ecrã no Pixel 9 Pro.
Os Pixel 9 (ecrã de 6,24 polegadasa), o Pixel 9 Pro (ecrã de 6,34 polegadas) e o Pixel 9 Pro XL (ecrã de 6,8 polegadas) vêm equipados com o mais recente processador da Google, o Tensor G4. Numa apresentação online e antecipada à imprensa, na qual a Exame Informática participou, a tecnológica disse que este chip foi desenhado em parceria com a Google Deepmind e promete ganhos de desempenho em áreas como a navegação na web (20%) e o arranque das aplicações (17%), assim como uma melhor eficiência em tarefas de Inteligência Artificial. Aliás, este é o primeiro processador da Google que é capaz de executar, diretamente no dispositivo, o modelo Gemini Nano, com funcionalidades multimodais (texto, voz e imagens). Os novos smartphones são capazes de gerar 45 tokens (a unidade de medida na geração de conteúdos por IA) por segundo.
Google Pixel 9: Aposta na IA é para manter
Além de funcionalidades como o Gemini Live (para conversas por voz mais fluídas com o assistente), existem também novidades no que é possível fazer ao nível de fotografia. Uma delas chama-se “Adiciona-me”, que permite acrescentar a pessoa que captou uma fotografia de grupo a essa mesma fotografia. O smartphone irá guiar o utilizador passo a passo para que o enquadramento da pessoa ‘extra’ faça sentido no panorama geral da imagem.
Os Pixel 9 passam também a ter uma nova opção de edição, chamada Auto Frame, algo que já existe nos smartphones da Samsung. Na prática, permite mudar a rotação de uma fotografia e preencher automaticamente os espaços que, em condições normais, ficariam em branco.
Em termos de hardware de câmaras, os Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL estão equipados com uma câmara principal de 50 megapíxeis, uma câmara ultra grande angular de 48 megapíxeis e uma câmara de telefoto, com zoom ótico até 5x e digital até 10x, de 48 megapíxeis (relativamente aos smartphones do ano anterior, só a câmara ultra grande angular é renovada). O maior salto está, no entanto, na câmara de selfie, com a Google a incluir um sensor de 42 megapíxeis, que garante 30% mais sensibilidade à luz. Já o Pixel 9 partilha a mesma câmara principal e de ultra grande angular, mas não tem a câmara de telefoto, nem a câmara de selfie do modelo mais avançado.
Mas as diferenças entre o Pixel 9 Pro/ XL e o Pixel 9 vão além do tamanho, das câmaras e da bateria. Só o modelo Pixel 9 Pro é que suporta gravação de vídeos em 8K, por exemplo, e suporta o melhoramento de fotos e vídeos com zoom. O Pixel 9 Pro também suporta carregamento rápido, algo que falta, inexplicavelmente, ao modelo de entrada da série. Por fim, ambos os smartphones suportam o envio de mensagens SOS através de ligação por satélite, mas este é um serviço que por agora só vai estar disponível nos EUA.
Google Pixel 9: Preço e disponibilidade
O Pixel 9 vai estar disponível em duas versões: 128 GB de armazenamento por 919 euros; e 256 GB de armazenamento por 1.019 euros. Estes modelos vêm equipados com 12 GB de RAM.
Já o Pixel 9 Pro vai estar disponível em três versões: 128 GB de armazenamento por 1.119 euros; 256 GB por 1.219 euros; e 512 GB de armazenamento por 1.349 euros. Nestas versões estão garantidos 16 GB de memória RAM.
Por fim, a versão maior, o Pixel 9 Pro XL, vai estar disponível igualmente em três versões: 128 GB por 1.219 euros; 256 GB por 1.319 euros; e 512 GB de armazenamento por 1.449 euros. Também estes modelos têm 16 GB de memória RAM.
De sublinhar que quem comprar um Pixel 9 Pro ou Pixel 9 Pro XL terá acesso a um ano gratuito do serviço Google One AI Premium (que dá acesso ao modelo mais avançado do Gemini). A pré-venda dos smartphones em Portugal arranca nesta terça-feira e a chegada às lojas acontece a partir de dia 22 de agosto, com exceção do Pixel 9 Pro que só chega em setembro, segundo a empresa.