A Microsoft terá assinado um contrato com a Samsung Display para o fornecimento de “centenas de milhares” de ecrãs micro-OLED que se destinam a equipar o aparelho que está a ser desenvolvido para rivalizar com o Vision Pro da Apple. A informação, partilhada por publicações na rede social X e originalmente avançada pelo website sul-coreano The Elec, junta-se aos rumores de que a Microsoft quer criar um aparelho de realidade mista focado no entretenimento e consumo de media.
A Microsoft não está sozinha nesta corrida, com a Sony, Samsung, Meta e Google a estarem também a trabalhar em aparelhos semelhantes, em parceria com fabricantes como a LG ou a Qualcomm, noticia o website Digital Trends. Recorde-se que a empresa de Redmond já teve um percursor neste caminho, o HoloLens, mas, nesta fase, o destino do HoloLens 3, a iteração mais recente, ainda é incerto.
Segundo a imprensa sul-coreana, que cita fontes da indústria, o aparelho de realidade mista da Microsoft pode chegar ao mercado em 2026, antes da Sony e Google (que ainda não revelaram datas de lançamento) e da própria Meta (que espera chegar em 2027).
Este tipo de aparelhos ainda não ‘enche as medidas’ dos críticos e dos utilizadores, mas está aberto o caminho para uma nova geração de headsets que seja capaz de cumprir as expetativas.