Conhecida pelas suas colunas sem fios e sistemas de som para casa, a Sonos já tinha deixado no ar que se estava a preparar para lançar uma grande novidade. Os rumores acerca da entrada no mundo dos auscultadores corriam há já algum tempo e, agora, é com os Sonos Ace que a marca norte-americana se estreia oficialmente neste segmento.
Como realçado durante um evento de antecipação ao lançamento, em Paris, a tecnologia de cancelamento de ruído é um dos pontos de destaque dos novos auscultadores. Mas é na experiência de cinema em casa onde a Sonos está a apostar todas as suas fichas.
Os Sonos Ace estão equipados com dois drivers dinâmicos de 40 mm, concebidos para reproduzir frequências com precisão e clareza, afirma a marca. Os auscultadores dispõem também de oito microfones que, além de desempenharem um papel de relevo no cancelamento ativo de ruído, otimizam a captação de voz para chamadas mais claras.
Através de um botão é possível alternar entre dois modos de audição: um com cancelamento ativo de ruído, para uma experiência mais pessoal; e um modo Aware, desenhado para os momentos em que é necessário prestar mais atenção ao que se está a passar à sua volta.
Ao experimentarmos os Sonos Ace sentimos que o modo de cancelamento ativo ruído nos coloca numa espécie de ‘bolha’ silenciosa, embora não nos isole totalmente do mundo exterior. Por exemplo, mesmo com música a tocar ainda conseguimos notar quando as pessoas à nossa volta estão a conversar, o que deixa a desejar.
Quando este modo está ativado o som é envolvente e rico. Ao ouvirmos várias amostras musicais verificámos que as frequências são reproduzidas com clareza e que cada elemento parece ter espaço para brilhar.
Vozes mais sussurradas, como a de Billie Eilish em What Was I Made For?, conseguem ouvir-se quase como se estivessem diretamente no nosso ouvido numa sala mais silenciosa. Destacamos também o bom nível de imersão que este modo permite em conteúdo como podcasts.
Aposta no Home Cinema
A aposta na experiência de cinema em casa, em ligação com barras de som como a Sonos Arc, é descrita pela marca como o factor diferenciador dos auscultadores. Aqui, o objetivo é fazer com que os utilizadores se sintam mais envolvidos pelo som que está a ser reproduzido, numa experiência sonora mais imersiva com áudio espacial Dolby Atmos.
Em combinação com sensores integrados nos auscultadores, o software Binatural Renderer ajuda a ‘compreender’ como o utilizador move a cabeça, permitindo uma adaptação mais adequada do som, afirma a marca.
Numa primeira fase, estas opções estarão apenas disponíveis na app para iOS, com suporte exclusivo à barra de som Sonos Arc. As funcionalidades chegarão ainda este ano à app para Android, com a compatibilidade a ser alargada a mais barras de som no futuro. Entre as funcionalidades a caminho está também o modo TrueCinema, concebido para adaptar o som tendo em conta as dimensões do espaço em que o utilizador se encontra.
Design premium e minimalista
Para lá do áudio, a Sonos também quer fazer a diferença no design. Como destaca Andrew Deverell, Design Operations Manager da Sonos, a entrada no mundo dos auscultadores surge como uma nova oportunidade para a marca evoluir a sua linguagem de design.
Os Sonos Ace destacam-se pelas suas linhas minimalistas, com um perfil fino e acabamento mate, para um look intemporal. Para um maior conforto, os auscultadores contam com uma estrutura leve, que se adapta com suavidade à cabeça, e com um interior almofadado e forrado com pele vegan, além de dobradiças ocultas para que não fiquem presos no cabelo.
O modelo dispõe de botões táteis que facilitam o controlo durante a utilização. A bateria de 1060 mAh tem uma autonomia de até 30 horas, com o cancelamento de ruído ativo ou o modo Aware ativado. Os Sonos Ace têm suporte a carregamento ultrarrápido e, com um carregamento de três minutos, a bateria ganha mais três horas de autonomia, afirma a marca,
Para poupar energia, a função de desgaste permite colocar os conteúdos que estão a ser reproduzidos em pausa quando retira os auscultadores. A pensar na sustentabilidade, os auscultadores são substituíveis e a Sonos apostou na inclusão de materiais reciclados na sua composição e do estojo de transporte.
Os auscultadores Sonos Ace vão estar disponíveis, nas cores branco e preto, a partir do dia 5 de junho, com um preço de 499 euros.