A Sony está a preparar-se para lançar uma PlayStation 5 renovada e mais ‘potente’, e um dos objetivos da marca é que mais jogos usem ray tracing (renderização de gráficos que simulam o comportamento real da luz), de acordo com o site The Verge. O novo modelo da Playstation 5 terá ainda alterações de modo que a consola seja capaz de atingir resoluções e taxas de fotogramas por segundo mais elevadas em determinados títulos.
A Sony espera que a renderização da GPU (unidade de processamento gráfico) na PS5 Pro seja “cerca de 45 por cento mais rápida do que no modelo atual da PlayStation 5”, segundo o The Verge
A GPU da PS5 Pro será maior e usará a memória do sistema (mais rápida) para ajudar a melhorar o desempenho dos jogos. A Sony também está a usar uma nova arquitetura no sistema de ray tracing na PS5 Pro, na qual a velocidade é até três vezes melhor do que na PS5 atual.
A PS5 Pro também terá algumas mudanças na memória do sistema. A memória padrão da PS5 funciona a 448 GB/s, mas a Sony espera aumentar para 576 GB/s na PS5 Pro. Como o sistema de memória é mais eficiente na PS5 Pro, “o ganho de largura de banda pode exceder os 28 por cento”, afirma a Sony.
De acordo com os dados agora revelados, a Sony está a incentivar os programadores a usarem funcionalidades gráficas como o ray tracing com mais frequência na PS5 Pro, de modo a que a fidelidade visual ofereça melhorias significativas.
Ao que tudo indica a Sony continuará a vender a PS5 atual após o lançamento deste novo modelo. No caso dos programadores conseguirem preparar os jogos a tempo, é esperado que o lançamento da PS5 Pro aconteça ainda no final deste ano.