A Logitech tem uma nova webcam. A MX Brio é capaz de captar vídeo com uma resolução máxima de 4K (3840×2160 píxeis) e 30 fotogramas por segundo (fps). É possível aumentar a taxa de fotogramas até aos 60 fps, mas nesta configuração a resolução máxima de vídeo que a câmara consegue captar é Full HD (1920×1080 píxeis).
Apesar de esta não ser a primeira webcam 4K da Logitech, esta é a primeira a integrar o ecossistema de periféricos da marca, a linha MX, que já é composta por ratos e teclados. Isto significa que quem já tiver equipamentos desta linha conseguirá controlar a webcam diretamente através dos botões de apoio lateral do rato ou de atalhos dedicados no teclado.
“É a primeira vez que estamos a integrar o rato, o teclado e a câmara num único ecossistema para os nossos utilizadores”, sublinhou Grace Lokako, especialista de marketing de produto da Logitech, numa apresentação antecipada para imprensa na qual a Exame Informática participou.
Mas há mais além da integração na ‘família’ Logitech MX. A nova Brio tem um sensor de imagem 70% maior, uma câmara composta por cinco elementos e uma lente de vidro, o que em conjunto deverá traduzir-se em imagens mais nítidas, com melhor iluminação e cores mais fidedignas, sobretudo em ambientes com pouca luz natural (como são algumas divisões das casas ou salas de reunião em escritórios).
E as novas dinâmicas de trabalho pesaram na decisão da Logitech de colocar uma nova webcam topo de gama no mercado. Segundo um estudo feito pela marca aos utilizadores dos seus equipamentos, 14% trabalham exclusivamente no escritório, 36% estão em teletrabalho e 50% estão num regime híbrido. “E isto faz com que haja uma maior procura por vídeo de alta qualidade”, explicou Grace Lokako.
Além da componente de produtividade, a marca também reconhece que a área do entretenimento digital, em específico a área da transmissão de conteúdos em direto (streaming), tem continuado a crescer e esta pode ser uma opção de apoio.
Uma funcionalidade nova é o modo de Demonstração, que permite baixar a webcam para mostrar o que temos na mesa. E quando fazemos isso, a imagem roda automaticamente para mostrar, a quem está a ver, a orientação correta da informação ou do objeto. A MX Brio 4K conta ainda com dois microfones para uma captação mais nítida da voz nas videochamadas e tem uma cortina de privacidade, que bloqueia fisicamente a captação de imagem por parte da câmara.
O hardware é complementado com o software proprietário da Logitech que permite, através do computador, configurar manualmente a MX Brio: é possível definir a amplitude do campo de visão (até um máximo de 90°); há uma opção para ajuste da exposição e compensação de luz; é possível ativar um modo de alto contraste dinâmico (HDR); e há ainda controlos para elementos como o contraste, saturação, nitidez e temperatura da cor.
A Logitech MX Brio estará disponível numa segunda versão, a MX Brio 705 for Business, que é em tudo igual ao modelo já referido, com o acréscimo de suportar um sistema de reconhecimento de imagem que faz o enquadramento automático do utilizador à medida que se mexe diante da webcam.
A nova Logitech MX Brio vai chegar ao mercado português a 20 de março e custa 229 euros.