A Qualcomm anunciou algumas novidades nos últimos dias, entre as quais o novo Snapdragon 8 Gen 3. Este chip para smartphones promete ser 30% mais rápido do que a geração anterior e deve surgir nos princnipais equipamentos de topo de gama Android de 2024.
O Snapdragon 8 Gen 3 contém oito núcleos de processamento: um grande núcleo, cinco núcleos médios e dois outros mais pequenos. A empresa revelou que o principal é um Arm Cortex X4 a 3,3 GHz de velocidade de relógio, mas não detalhou para já os restantes. Sabe-se que os núcleos médios não operam todos na mesma frequência, com três a estarem nos 3,3 GHz e outros dois a 3 GHz. A performance está 30% mais rápida e 20% mais eficiente, noticia o ArsTechnica. Na parte gráfica, sabe-se que a GPU é da gama Adreno e pouco mais, com a Qualcomm a adiantar apenas que é 25% mais rápida e 25% mais eficiente, suportando a tecnologia Lumen do motor de desenvolvimento gráfico Unreal Engine 5 e também melhor ray tracing.
Durante a apresentação, a Qualcomm focou-se muito nas capacidades de processamento de Inteligência Artificial destes chips e nas possibilidades de se usar IA generativa a partir do smartphone.
Ainda não se conhecem as datas oficiais de lançamento deste chip, mas há rumores que o Xiaomi 14, previsto para novembro, seja o primeiro equipamento a integrar este componente.