A HMD alega ser a primeira empresa a fabricar smartphones na Europa. A decisão justifica-se com os receios que têm surgido com a segurança e privacidade dos equipamentos fabricados, por exemplo, na China. Para assinalar a decisão de produzir telefones 5G no ‘velho continente’, a HMD vai lançar uma edição especial do Nokia XR21.
A Reuters noticia que a edição limitada do Nokia XR21, um smartphone com características focadas numa maior resistência aos danos, só vai ter 50 unidades, das quais apenas 30 serão vendidas no site da Nokia. Esta edição vai ter uma cor platinada distinta e virá com um certificado de origem na caixa.
Depois, os planos passam por começar a construir os modelos 5G na Europa. Recorde-se que a HMD moveu os centros de dados para a Europa depois de uma investigação dos reguladores ter concluído que os aparelhos estavam a enviar dados não cifrados para a China.
O diretor da HMD Global, Jean-François Baril, explica que a decisão surgiu para criar aparelhos mais seguros e mais duradouros, reforça que a empresa está a investir em software de segurança e revela que pretende disponibilizar software personalizado e funcionalidades de segurança diretamente aos consumidores.