Garantias sobre o que a Apple vai revelar esta terça-feira no evento Wonderlust, marcado para as 18h em Lisboa? Não há. Mas também é verdade que os rumores relativamente às últimas apresentações da Apple têm sido certeiros, pelo que é provável que hoje sejam revelados os novos iPhone 15 e novas versões do Watch.
iPhone 15, as previsões
Se espera revoluções como ecrãs dobráveis, é provável que fique desiludido após a apresentação marcada para esta terça-feira ao final da tarde. Os rumores das fontes mais credíveis apontam para uma evolução pouco significativa. Ao ponto de se esperar que o processador dos novos iPhone 15 e 15 Plus seja o chip A16 já usado nos iPhone 14 Pro. Espera-se que estes modelos adotem, ainda, outras características dos atuais 14 Pro: a “ilha dinâmica” e a câmara principal de 48 megapíxeis. Ou seja, é possível que, na prática, os novos iPhone 15 e 15 Plus sejam um género de iPhone 14 Pro com um restyling.
Versões Pro e… Ultra?
Tudo aponta para que a Apple mantenha quatro variantes do iPhone, sendo que as duas versões de topo são a Pro e Pro Max. E é nestes modelos que se espera as alterações mais profundas. Fala-se de um chassis em titânio em vez de alumínio, o que permitiria reduzir o peso e, simultaneamente, aumentar a resistência. No interior, a maior novidade deverá ser o processador A17, provavelmente produzido já com o processo de fabrico de três nanómetros (3 nm). Uma mudança de arquitetura que deverá permitir aumentar significativamente o desempenho mantendo, ou até reduzindo, o consumo energético.
A versão Max, que há quem diga que vai mudar de nome para Ultra, poderá ter uma câmara com objetiva periscópica, como S23 Ultra, por exemplo, capaz de atingir um zoom ótico de 6x.
A influência europeia
É o rumor mais repetido sobre os novos iPhone: a substituição da porta Lightning da Apple pela porta USB C. Uma decisão que terá resultado da regulamentação da União Europeia, que vai tornar ‘obrigatória’ a porta USB C a partir do final do próximo ano. Em teoria, a Apple poderia só adotar o USB C na geração ‘16’ do iPhone, que deverá ser anunciada em setembro de 2024, mas as previsões de vários analistas indicam que a Apple deverá antecipar esta decisão. Também é possível que os novos iPhone 15 só usem a porta USB C na Europa e mantenham a porta Lightning em outras geografias, mas a Apple normalmente não gosta destas variáveis, que criam fragmentação e geram problemas de fabrico e gestão de stocks.