Há uma nova ZV-1, a conhecida compacta da Sony criada para vloggers e youtubers. A ZV-1 Mark II (ZV-1M2) tem um aspeto muito similar à primeira ZV-1, mantendo o formato e design – na verdade, tem mais 3 mm de espessura, mas pesa menos duas gramas.
A novidade que mais ‘salta à vista’ está na componente ótica. Enquanto a primeira ZV-1 tem uma objetiva com distância focal equivalente de 24-70 mm, a objetiva da ZV-1M2 tem uma distância focal equivalente de 18-50 mm. Ou seja, permite uma maior amplitude de imagem, uma mais-valia importante para os utilizadores a quem a Sony aponta esta câmara: vloggers e youtubers que, muitas vezes, se filmam a si próprios (sem apoio de um operador de câmara). Uma maior amplitude permite que a câmara possa estar mais próxima dos motivos a filmar. Aliás, a falta uma ultra grande angular foi umas das críticas mais apontadas à primeira ZV-1, o que significa que a Sony esteve atenta à opinião dos utilizadores.
Mas nem tudo são boas notícias na componente ótica, já que apesar de a abertura no zoom mínimo continuar de uns expressivos 1:1.8, o valor de abertura máxima com o zoom no máximo baixou de 1:2.8 para 1:4.0. De outro modo, a objetiva da ZV-1M2 deixa passar menos luz quando se utiliza distâncias focais maiores (mais zoom).
Como a primeira ZV-1, a M2 foi construída em redor de um sensor Exmor RS CMOS tipo 1 (13,2×8,8 mm) e de um processador Bionz X. É capaz de gravar vídeo em 4K (até 30 fps) e tem um sistema de focagem automática híbrido herdado da linha de câmaras profissionais da Sony. Um sistema que, na M2, é capaz de detetar pessoas e animais – o primeiro modelo só reconhece pessoas.
Mais criativa
A linha Z da Sony é muito centrada em criar conteúdos apelativos, de aspeto profissional, com máxima facilidade. O novo modelo mantém muitas das características da antecessora nesta área. Por exemplo, há um botão Bokeh para ativar o modo de desfocar o fundo, realçando o motivo em primeiro plano. E um botão para comutar entre os modos de fotografia, vídeo e S&Q (câmara rápida ou câmara lenta). O que torna mais fácil a vida dos utilizadores que queiram tirar partido destas funcionalidades, mas não têm tempo para andar a explorar as opções manuais ou os menus da câmara.
Várias novidades implementadas no novo modelo passam por esta área da criatividade. Agora, há o modo Cinematic Vlog, que, como o nome indica, pretende dar um aspeto mais cinematográfico ao vídeo. Neste modo, a razão entre a altura e largura passa para 2.35:1, conhecido por CinemaScope, e a taxa de fotogramas muda para 24 fps (o valor típico do cinema). Outra novidade é o Creative Look, funcionalidade substituta do Creative Style do primeiro modelo, com 10 estilos visuais predefinidos.
De acordo com a Sony, a ZV-1 Mark II chega ao mercado em junho com um preço de venda recomendado de €1000.