O P60 Pro pode ser o grande anúncio da Huawei para atacar o mercado de consumo nos próximos meses, mas não é a única novidade da marca. A tecnológica chinesa revelou ainda, num evento em Munique, Alemanha, o Mate X3, um novo smartphone de ecrã dobrável, e os Watch 4 e 4 Pro, as mais recentes versões dos relógios inteligentes da Huawei.
O grande destaque do Mate X3 relativamente às gerações anteriores de dispositivos dobráveis da marca é a reduzida espessura do smartphone – não só quando está aberto (5,3 mm), mas também quando está fechado (11 mm). E os ‘cortes’ na espessura, aliados à utilização de materiais como alumínio e fibra de carbono no chassis do equipamento, permitem que seja também leve considerando a categoria dos dobráveis, pesando 239 gramas (o rival Samsung Z Fold 4 pesa 263 gramas).
Em termos de ecrãs, o novo Huawei Mate X3 tem um painel OLED exterior de 6,4 polegadas (2504×1080 píxeis) e um ecrã OLED dobrável de 7,85 polegadas (2496×2224 píxeis), ambos com suporte para uma taxa de atualização máxima de 120 Hz. A marca revela ainda que redesenhou o sistema de dobradiça para garantir que tanto a abertura como o fecho do smartphone são feitos sem esforço e com maior proteção para o ecrã.
A fotografia também está em destaque neste dobrável e a Huawei equipa-o com três câmaras traseiras: a principal de 50 megapíxeis, abertura de f/1.8 e estabilizador ótico de imagem (OIS); a câmara de telefoto, com sensor de 12 megapíxeis, também com OIS, mas capaz de fazer zoom ótico até cinco vezes; e ainda a câmara ultra grande angular, com um sensor de 13 megapíxeis. Já as duas câmaras de selfie (a exterior e a interior) têm ambas oito megapíxeis.
O chip usado no Mate X3 é o Snapdragon 8+ Gen 1 na sua versão 4G, o que significa que não será compatível com as redes de quinta geração móvel (5G). Será vendido numa única versão, equipada com 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno. Já o software fica a cargo do EMUI 13.1.
O Huawei Mate X3 fica disponível em pré-venda a partir desta quarta-feira em Portugal por 2199,99 euros, estando a chegada às lojas prevista para o dia 22 de maio.
Novos relógios
A Huawei anunciou ainda os relógios inteligentes Watch 4 e Watch 4 Pro. Ambos estão equipados com um ecrã AMOLED de 1,5 polegadas, com destaque para o facto de a moldura em torno do ecrã ser 16% mais pequena do que na geração anterior.
Existem, no entanto, algumas diferenças a assinalar entre os modelos. O Watch 4 tem uma caixa de 46 milímetros de tamanho, enquanto o Watch 4 Pro tem uma caixa de 48 milímetros. A versão mais avançada usa ainda alumínio TC4, que a marca classifica como de categoria aeroespacial, assim como um vidro esférico como materiais de construção.
Mais do que uma atualização do hardware, a Huawei faz uma aposta no software para tentar conquistar novos utilizadores. Os novos relógios vão ter uma funcionalidade de monitorização da respiração, que poderá ajudar os utilizadores a deteteram anomalias na atividade respiratória. A isto juntam-se funcionalidades já disponíveis nos modelos do ano passado, como a capacidade para fazer eletrocardiogramas (ECG) e deteção de rigidez de artérias.

Outra novidade é a função que permite verificar sete indicadores de saúde, todos em simultâneo, com um único teste de medição que dura um minuto.
A Huawei anunciou uma autonomia de quatro dias para o modelo Watch 4 Pro, enquanto o modelo Watch 4 deverá conseguir chegar aos seis dias, isto numa utilização com monitorizações de elementos de saúde regulares.
Ambos os relógios entram em pré-venda no dia 8 de junho, chegando ao mercado a 22 desse mês. O Huawei Watch 4 com um bracelete de fluoroelastómero vai custar 449 euros, enquanto os Huawei Watch 4 Pro serão mais caros: com bracelete de pele vai custar 549 euros e com bracelete de titânio vai custar 699 euros.