A Huawei vai lançar uma nova versão daquele que é o seu portátil de referência – o novo Matebook X Pro aposta num design mais refinado, em componentes mais modernos e em funcionalidades específicas para tarefas de produtividade.
O Matebook X Pro (versão 2022) está equipado com um ecrã de 14,2 polegadas, resolução de 3,1K (3120×2080 píxeis), uma taxa de atualização máxima de 90 Hz e um brilho máximo de 500 nits. O equipamento destaca-se pelas margens finas em torno do painel, o que garante um rácio ecrã/corpo de 92,5%. O ecrã inclui ainda tecnologia de conforto ocular, para reduzir o cansaço dos olhos quando o computador é utilizado durante um período de tempo mais prolongado. A componente multimédia do portátil é reforçada pela integração de seis altifalantes e quatro microfones.
A nível de componentes de desempenho, o novo Matebook X Pro está equipado com um processador Intel Core de 12ª geração (i7-1260P), unidade gráfica Intel Iris Xe, 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento em SSD. Já a nível de conetividade, existem quatro portas USB-C (duas das quais com suporte para Thunderbolt 4) e uma entrada de áudio de 3,5 milímetros.
A Huawei aposta ainda num novo trackpad, que além de suportar gestos multitoque – para, por exemplo, ajustar o brilho do ecrã ou minimizar as janelas abertas –, também tem um sistema de resposta háptica, ou seja, vibra em resposta às ações dos utilizadores. O alumínio continua a ser o material usado no chassis do portátil, mas desta vez tem um acabamento diferente, que segundo a marca é mais “aveludado”.
O Huawei Matebook X integra ainda tecnologias de Inteligência Artificial para videochamadas, como a capacidade de a webcam ajustar a imagem em função do movimento do utilizador. O peso é outra característica em destaque – o Matebook X Pro pesa 1,2 quilogramas.
O novo ultraportátil da Huawei chega a Portugal a 15 de setembro e vai custar 2199 euros.