Os streamers nem sempre conseguem chegar ao teclado ou ao deck de controlo de uma forma natural, durante as transmissões, para aplicar um efeito ou uma determinada cena. Para resolver esta necessidade, a Elgato propõe um pedal que pode ser configurado para desencadear determinadas ações, sem que os espetadores se apercebam de qualquer movimento por parte do transmissor.
O Stream Deck Pedal é constituído por três pedais personalizáveis que ajudam a gerir o Twitch, YouTube, OBS, mudar de câmara ou realizar outros controlos de uma forma mais dissimulada, explica o Engadget. O utilizador pode ainda definir quanta pressão quer aplicar ao pedal, desde um toque mais ligeiro a uma pisadela mais forte, além de poder aplicar perfis específicos para determinadas apps. Há plugins para controlar luzes inteligentes Hue, o Spotify ou o Twitter. Também para quem quer fazer edições offline mais criativas, o pedal abre um novo mundo de oportunidades.
Além do pedal, a Elgato apresentou um plugin para Discord para os aparelhos da gama Stream Deck que permite maior controlo sobre as transmissões de voz naquela plataforma, desde mudar de canais, usar o push-to-talk, silenciar o microfone ou navegar para outro servidor, de uma forma integrada.
O Stream Deck Pedal está disponível no mercado por 115 dólares, um preço que pode ser elevado para quem está a começar nestas andanças, mas que pode ser facilmente justificável para quem quer perseguir esta carreira e conseguir mais seguidores.