É a principal novidade da TCL no Consumer Electronic Show (CES) 2022 – a marca vai lançar o seu primeiro portátil de sempre, tentando replicar neste segmento aquela que tem sido a estratégia nos smartphones, ao combinar design, conetividade e um preço acessível.
O TCL Book 14 Go é um portátil de baixa gama, algo que fica claro pela escolha do processador Snapdragon 7c. Mas tenta apostar noutros elementos, como a moldura em metal ou o suporte para redes 4G, para captar o interesse dos consumidores, sobretudo junto dos estudantes.
Já são conhecidas quase todas as especificações técnicas – tem um ecrã de 14 polegadas (1366×768 píxeis), 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, ligações USB-C e USB-A, uma espessura de 13,9 milímetros, pesa 1,3 quilogramas e tem uma autonomia anunciada de 12 horas – e também já há um preço a ter em conta: 349 dólares, cerca de 310 euros ao câmbio atual.

“Queríamos criar uma solução muito portátil. Penso que ao estilo da TCL, o grande elemento diferenciador vai ser o preço. Queremos fazer isto acessível. Não é um portátil de topo, é uma solução de portabilidade que podes levar contigo, mas graças à arquitetura ARM, podes inspirar-te a partir do momento em que o abres. Começamos com um e depois criamos um portfólio alargado”, disse Stefan Streit, diretor global de marketing da TCL, numa apresentação antecipada à imprensa, na qual a Exame Informática participou. Já Patrícia Dias, diretora-geral da TCL para Portugal, sublinhou que o lançamento do portátil no mercado português ainda está a ser avaliado e que, por agora, não pode ser dado como certo.
Mas aquele que é um claro piscar de olho ao setor da educação não fica por aqui – a TCL anunciou também três tablets.
Ecrãs para todos os gostos
O destaque vai para o TCL Nxtpaper 10s, um dispositivo focado na experiência visual. Segundo a empresa, o ecrã é “semelhante ao papel”, garantindo boas cores, ângulos de visualização e uma redução da luz azul sem que o painel fique amarelado. E o vidro que cobre o equipamento é antirreflexo. Stefan Streit diz que este será ainda um equipamento ideal para tirar notas, pois terá um estilete compatível.
O TCL Nxtpaper 10s tem um ecrã de 10,1 polegadas com resolução Full HD, processador MediaTek 6762, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno, uma câmara traseira de oito megapíxeis e uma frontal de cinco megapíxeis. Vai custar 299 euros em Portugal e vai ficar disponível antes do final de março.

Outro tablet anunciado é o TCL Tab 8 4G, que tem um ecrã de 8” com 1280×800 píxeis, processador MediaTek 8766B, 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e vai custar 149 euros. O destaque vai para o suporte para ligações 4G, estando o seu lançamento previsto entre abril e junho. Já o TCL Tab 10L aposta num processador MediaTek 8167B, 2GB de RAM, 32 GB de armazenamento e numa bateria de 4080 mAh – vai custar 159 euros e chega já em março.

Por fim, a TCL vai ainda lançar três modelos da Tkee, uma linha de tablets focada em crianças. Aqui o destaque vai para a inclusão de uma capa que protege o equipamento contra quedas e também para aplicações de conteúdos pensadas para os mais novos, algumas das quais vão estar disponíveis em português, assegurou Stefan Streit. O lançamento dos Tkee deverá acontecer no início de junho e ainda não existem preços para o mercado português.
Então e smartphones? Os novos modelos anunciados pela TCL, que já pertencem à série que vai ser denominada de 30, vão ser por agora exclusivos do mercado americano. As novidades para Portugal e o resto da Europa só serão reveladas mais próximo de outro grande evento, o Mobile World Congress, agendado para o final de fevereiro.