O grande destaque do Xperia Pro-I é o sensor de uma polegada, usado nas câmaras RX100 VII e muito maior do que o que é habitualmente encontrado em smartphones. Este aparelho destina-se assim a profissionais, entusiastas e criadores de conteúdos em foto e vídeo.
O sensor principal do Pro-I tem pixéis de 2,4 µm, permitindo um bom desempenho em condições de iluminação fraca e consegue gravar vídeos RAW 12-bits e vídeo nativo em 4K e 120 fps com deteção de olhos e focagem automática. Este telefone inclui também os processadores de imagem BIONZ X, com a capacidade de disparar até 20 frames por segundo com focagem automática e exposição automática ativados. Estas características permitem um melhor desempenho face a outros equipamentos também com sensor de uma polegada como o Mi 11 Ultra, lembra o Engadget. Ainda na fotografia, há uma lente de 24 mm que pode alternar entre aberturas f/2.0 e f/4.0, com um desenho o mais esférico possível, além de uma câmara 16 mm ultrawide e uma teleobjetiva de 50 mm.
Outras características deste telefone são um Snapdragon 888 com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, expansível a 1 TB com cartão microSD, uma bateria de 4500 mAh e um carregador de 30 W que permite carregar 50% da bateria em 30 minutos. O ecrã de 6,5 polegadas OLED apresenta taxas de atualização de 120 Hz e um rácio 21:9.
Os preços para este telefone começam nos 1800 dólares, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado em dezembro.