A Amazon apresentou várias novidades que pretende colocar no mercado, entre as quais o Astro, um robô que se move e que leva o assistente pessoal Alexa para todo o lado, dentro de casa. A proposta da Amazon é que este robô saiba navegar dentro de portas, reconheça as divisões e as pessoas que lá moram e que auxilie o utilizador em videochamadas. Para já, o Astro só pode ser adquirido mediante convite da Amazon e custa 999 dólares.
O Astro tem integradas soluções de aprendizagem de máquina que “proactivamente patrulha a casa, investiga atividade e envia notificações caso detete algo fora do vulgar”. O aparelho traz um periscópio e consegue fazer gravações de videovigilância com o Ring.
Com uma app para o telemóvel, o Astro pode ser comandado para ir inspecionar uma divisão em específico ou procurar uma pessoa ou um animal de estimação dentro de casa. A solução de aprendizagem neuronal profunda é usada para mapear pontos-chave no lar e o utilizador pode ainda configurar zonas que o robô não deve visitar, como, por exemplo, o quarto de dormir, explica o Motherboard.
Além do Astro, a Amazon pretende alargar o ecossistema de produtos de vigilância sob a marca Ring e já aceita pré-encomendas para o drone de interior que voa dentro de casa e captura vídeo caso detete algo anormal a acontecer.