Foi uma apresentação num tom intimista. Com frases como “poesia foi escrita [nos Surface]” e adjetivos como “inspirador”, a Microsoft parece ter querido apelar ao coração dos utilizadores ao apresentar os novos Surface.
Há novidades em toda a linha. Como tem sido habitual, a Microsoft apostou na continuidade. A maior novidade acaba por ser o Windows 11 que, como seria de esperar, vem instalado de raiz nas máquinas agora reveladas.

O primeiro a chegar ao mercado nacional será o Surface mais económico, o Go. Neta versão 3, vai ser possível escolher entre os processadores Core i3-10100Y e Pentium Gold 6500Y, ambos de dois núcleos de 14 nanómetros. Chips modestos, lançados no início deste ano, mas que, ainda assim, permitem, segundo a Microsoft, aumentar significativamente o desempenho (até 60%) relativamente ao modelo anterior.
O Go 3 pesa 544 gramas (sem teclado), tem duas câmaras Full HD, o ecrã tem 10,5 polegadas e o áudio tem o selo Dolby Áudio. A autonomia máxima anunciada é de 11 horas. O preço base (versão Wi-Fi) é de €449.
Surface 8 Pro ganha estilete que se comporta como um lápis
Há mais novidades no Surface 2 em 1 mais crescido. A começar por um novo ecrã de 13 polegadas de elevada resolução e por um chassis com contornos mais arredondados. Os processadores são Intel de 11º geração e, na conectividade, o destaque vai para as duas portas Thunderbolt.

Mas a novidade que mais sobressai é o novo estilete. Tecnologicamente, foi adicionada um chip dedicado para tornar a utilização do estilete semelhante à utilização de um lápis real. Até existe um género de feedback para simular o atrito do papel.
E para garantir que o novo estilete, denominado Surface Slim Pen 2, não fica em casa ou perdido, a nova capa/teclado (Type Cover) tem um espaço para guardar este stylus. Como este acessório é, como o nome indica, fino, pode ficar completamente escondido na capa.
Rato feito a partir de plástico removido do oceano
O Ocean Plastic Mouse foi um dos exemplos dados para demonstrar que a Microsoft está apostada em ser sustentável. Este rato foi criado em conjunto com a SABIC, que criou uma “resina de alta qualidade feita a partir de 20% de plástico reciclado dos oceanos”. Este rato também estará disponível em Portugal, com um preço recomendado de €27,99.
Surface Book deu ligar ao Laptop Studio
Há mais um Surface, ou melhor, um Surface que vem substituir o Surface Book. Todo o destaque deste aparelho vai para o ecrã que tem um suporte articulado para permitir a transformação de um portátil em formato concha habitual para um modo tenda e para um modo tablet. Considerando as demonstrações feitas, a Microsoft aponta esta máquina aos criativos. Um género de workstation portátil que, devido ao Surface Slim Pen 2, também funciona como mesa digitalizadora.

1 smartphone, 2 ecrãs
Infelizmente, não vai estar disponível em Portugal. Infelizmente porque a nova versão do smartphone da Microsoft com dois ecrãs pareceu-nos o dispositivo mais inovador. A Microsoft demonstrou uma série de apps que tiram partido dos dois ecrãs, colocados lado-a-lado, como a possibilidade de jogar títulos Xbox através do Game Pass (cloud), situação em que um dos ecrãs se transforma no gamepad – tátil, claro está. E não deverá faltar desempenho, já que o processador é um Snapdragon 888 5G.
Uma das inovações é um pequeno ecrã que ocupa um dos lados do smartphone, o Glance Bar, que apresenta as horas, notificações das apps e outras informações como o estado da bateria.