A Intel anunciou que os primeiros dispositivos equipados com a nova geração de placas gráficas da empresa chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2022. Estas GPU vão fazer parte da família Intel Arc, nome dado à futura série de gráficas de alto desempenho, e vão estar disponíveis tanto para portáteis como para computadores de secretária.
Segundo o comunicado da Intel, a primeira geração destas novas GPU, batizada de Alchemist, suporta sistema dinâmico e mais realista de iluminação (ray tracing), DirectX 12 Ultimate e ainda super sampling que tem por base Inteligência Artificial (que melhora a qualidade da renderização das imagens nos videojogos). Está ainda confirmado a inclusão de uma tecnologia de taxa variável de sombras (variable rate shading, VRS), que também tem como objetivo uma maior fidelidade visual dos videojogos.
Ainda segundo a publicação PC Gamer, o objetivo da Intel é que esta nova placa gráfica dedicada possa rivalizar, em desempenho, com a Nvidia GeForce RTX 3070.
Além de revelar mais alguns detalhes da muita antecipada linha de gráficas dedicadas de alta performance, a Intel já se comprometeu com pelo menos mais três gerações de GPU baseadas na mesma arquitetura (X HPG) e que vão ser apelidadas, por esta ordem, de Battlemage, Celestial e Druid.
“O lançamento da marca Intel Arc e a revelação de futuras gerações de hardware mostram o compromisso profundo e continuado da Intel com os jogadores e criadores. Temos equipas a fazerem um trabalho incrível para assegurar que garantimos experiências de primeira classe e sem sobressaltos quando estes produtos ficarem disponíveis no início do próximo ano”, comentou Roger Chandler, vice-presidente e diretor-geral de produtos e soluções gráficas da Intel, no comunicado.
A tecnológica americana, que tem agora uma nova liderança – Pat Gelsinger assumiu a liderança executiva em fevereiro –, promete revelar mais detalhes sobre a primeira geração das Intel Arc antes do final de 2021.