A confirmação chegou pela voz do próprio Mark Zuckerberg: “o próximo produto a lançar é os nossos primeiros óculos inteligentes da Ray-Ban em parceria com a EssilorLuxottica. Os óculos vão ter o seu formato icónico e vão permitir fazer algumas coisas bastante bonitas”. O executivo não confirmou exatamente o que são essas funcionalidades, mas já se sabe que não há um ecrã integrado e que não são óculos de realidade aumentada.
Nesta fase, há apenas suposições de que os óculos tenham de ser emparelhados com alguma aplicação, num funcionamento semelhante ao dos Snap Spectacles ou dos Amazon Echo Frames, para permitir, por exemplo, acesso a um assistente inteligente ou à capacidade de atender chamadas de telefone, noticia o The Verge.
Zuckberg explica que estes óculos fazem parte do caminho da Facebook em atingir óculos de realidade aumentada completos no futuro, um esforço que está a ser desenvolvido pela equipa do Project Aria e que já culminou em alguns protótipos.
O âmbito dos óculos de realidade aumentada é construir um metaverso, um universo onde realidade se mistura com espaço virtual e onde os utilizadores podem fazer compras, trabalhar ou socializar.