Depois de diversos leaks terem chegado à Internet nas últimas semanas, a Sony apresentou oficialmente os WF-1000XM4. Estes auriculares true wireless são a terceira geração da série 1000X, que tem vindo a receber novos equipamentos a cada dois anos.
Os WF-1000XM4 contam com o novo processador da Sony, o V1, que tornam o cancelamento de ruído mais eficaz. Para ajudar nesta tarefa, os auriculares contam ainda com dois microfones por ouvido, um diafragma de 6 mm e pontas recém-desenvolvidas que ajudam no cancelamento passivo, já que são produzidas em espuma de poliuretano, o que visa maximizar a área da superfície de contacto entre a ponta do auricular e o canal auditivo.
Em termos de qualidade de som, os WF-1000XM4 suportam áudio de alta resolução sem fios, graças ao recurso à tecnologia de codificação LDAC. Destaque-se ainda a presença de DSEE Extreme (Digital Sound Enhancement Engine), que tem como objetivo reconhecer dinamicamente instrumentos, géneros musicais e elementos individuais de cada música, como vozes ou interlúdios, para restaura o som de gama alta perdido na compressão.

Apresentada nos WH-1000XM4 – os auscultadores ANC topo de gama da Sony –, a Speak-to-Chat chega agora também aos WF-1000XM4. Esta funcionalidade permite que a música seja pausada de forma automática sempre que os auriculares detetarem que o utilizador começou a falar, o que possibilita que se tenha uma conversa sem ser preciso remover o equipamento ou sem ser necessária qualquer intervenção a nível de comandos táteis. Contudo, a Speak-to-Chat ainda não é capaz de distinguir uma conversa das situações em que está apenas a cantar a música que está a ouvir, pelo que pode desativar a função se a achar desnecessária. Está ainda disponível o modo Quick Attention, em que basta colocar o dedo sobre o auricular esquerdo para diminuir instantaneamente o volume e deixar entrar o som ambiente. Como já acontecia nos M3, os auriculares são dotados de pausa e reprodução instantâneas quando são retirados ou recolocados nos ouvidos.
A Sony fez uma aposta na melhoria da qualidade do som em chamadas e combina a tecnologia Precise Voice Pickup com microfones e um sensor de condução óssea para captar a voz com maior clareza, mesmo em ambientes com um elevado ruído circundante. Não há, contudo, suporte para ser emparelhado com dois dispositivos diferentes em simultâneo.

Quando comparados com a geração anterior, os WF-1000XM4 são 10% mais pequenos. Contudo, é na caixa que se nota mais a redução da dimensão: 40% mais pequena do que a dos M3. A autonomia anunciada é de 8 horas com cancelamento de ruído ativo (valor que sobe para 12 horas sem ANC), com a caixa a fornecer mais duas cargas completas. A Sony refere que um carregamento rápido de 5 minutos é capaz de fornecer energia para mais 60 minutos de reprodução de música. Uma hora e meia leva a bateria dos 0 aos 100%. Outro ponto de destaque é o suporte para tecnologia Qi, ou seja, a capacidade de carregar sem fios.
A resistência à água, salpicos e suor está assegurada com a certificação IPX4 e os auriculares também suportam os assistentes digitais da Google e da Amazon, tal como 360 Reality Audio.

Os WF-1000XM4 têm chegada prevista ao mercado já este mês e um preço recomendado de €280. Estarão disponíveis em preto ou prateado e cada caixa contém três tamanhos de pontas de auriculares.