A AMD e a Samsung estão a colaborar no desenvolvimento do que estão a apelidar de Exynos SoC de próxima geração. Para já, os detalhes são escassos com a Samsung a prometer revelar mais informação ainda este ano. Sabe-se que as GPU vão usar a arquitetura RDNA 2 da AMD, o que traz funcionalidades como ray tracing (sistema mais realista para efeitos de iluminação) e variable rate shading (ajuste da renderização em função dos elementos de cada frame).
O objetivo é colocar estes system-on-chip depois nos smartphones de topo da empresa, com a CEO da AMD Lisa Su a confirmar que “o próximo local onde iremos encontrar RDNA 2 é no mercado de telemóveis de elevado desempenho (…) estamos satisfeitos por anunciar que vamos trazer propriedade intelectual de gráficas para o próximo SoC de topo da Samsung. Estamos ansiosos para que a Samsung forneça mais detalhes ainda este ano”, cita o The Verge.
A Samsung, recorde-se, comercializa telefones com SoC Snapdragon da Qualcomm em alguns mercados e chips Exynos noutros países.
Ainda não é possível saber se há vantagens que esta parceria possa trazer ao desempenho dos telefones e identificar quais as melhorias face às GPU Adreno da Qualcomm.