A Xiaomi China bateu o recorde mundial de carregamento integral de uma bateria de telemóvel ao conseguir fazê-lo em apenas oito minutos. A empresa fez uma demonstração com uma versão modificada do smartphone M11 Pro com uma bateria de 4000 mAh e conseguiu recarregar 50% da bateria em apenas três minutos e 23 segundos, demorando oito a fazer a carga completa. A ‘proeza’ foi conseguida com uma ligação cablada de 200 W.
A Xiaomi demonstrou ainda a tecnologia Hyper Charge a funcionar sem fios, a 120 W, demorando sete minutos para carregar 50% e 15 minutos a chegar aos 100%, noticia o Engadget.
Durante a sessão, a Xiaomi explicou ao público presente que estava a usar um carregador GaN, cuja versão original é de 80 W e um sistema duplo de carregamento sem fios, juntamente com um telefone que tinha uma bateria de grafeno 10C.
No passado, a empresa tinha anunciado um feito semelhante, com a aplicação da tecnologia para carregar a bateria de um Mi 10 Ultra com uma ligação de 120 W com cabo e que precisou apenas de 23 minutos para recarregar o telefone a 100%.
Os rivais também estão a trabalhar em sistemas semelhantes: a Vivo já fez uma demonstração de um carregamento rápido de 120 W para encher uma bateria de 4000 mAh em 15 minutos. A Oppo conseguiu o mesmo em 20 minutos com um sistema de 125 W ou 30 minutos com recurso a uma ligação sem fios, com tecnologia AirVOOC, de 65 W.
Ainda não há qualquer indicação de quando é que a solução Hyper Charge vai chegar ao mercado.