A Amazon anunciou que vai lançar tablets Fire Kids Pro, destinados a um público-alvo entre os seis e os 12 anos. Esta versão é uma evolução dos Fire Kids originais, pensados para crianças entre os três e os sete anos. Os novos tablets têm acesso à loja digital de aplicações da Amazon e o conteúdo é curado para estas idades, incluindo Minecraft, Netflix ou Spotify, por exemplo.
Os novos Fire Kids Pro permitem realizar chamadas de voz e vídeo através dos aparelhos Alexa, abrir um navegador web e estão preparados para um leque de controlos parentais. A navegação é feita de forma controlada, permitindo aos pais definir filtros e canalizar as pesquisas para conteúdos mais adequados, bloqueando o acesso a páginas não autorizadas previamente. É possível definir tempos limite de utilização, bloquear compras e aprovar para quem podem ser feitas as chamadas, explica a CNN. Além do aparelho físico, os utilizadores recebem uma subscrição gratuita do Amazon Kids+, um repositório com mais de 20 mil filmes, livros, séries de TV, apps educacionais e jogos, curado por uma equipa da Amazon.
Os utilizadores podem usar os Fire HD existentes e mudar para uma conta Kids Pro, caso entendam que as crianças estão preparadas para funcionalidades e conteúdos mais avançados.
Kurt Beidler, diretor geral da Amazon Kids & Kids+, explica o processo de criação destes tablets: “se partirmos de algo desenhado para adultos, vamos ter sempre problemas em ajustar e fazer com que funcione bem para crianças. A alternativa foi partir de uma folha em branco e construir algo de raiz destinado a crianças. Foi realmente o feedback de pais e miúdos que nos levou nesta direção. E parece ter resultado bem”.
Com a pandemia, o segmento cresceu, com mais de 52,2 milhões de tablets a terem sido vendidos no último trimestre de 2020, um valor 19,5% acima do que foi registado em igual período do ano anterior.
Os tablets Fire Kids Pro vão chegar ao mercado a partir de 26 de maio, em versões de sete, oito e nove polegadas, com preços desde os cem dólares.