A Audi revelou detalhes do E-Tron GT, um modelo que deve chegar ao mercado europeu já na primavera, com preços a começar nos 99.800 euros para a versão base e nos 138.200 euros para a versão RS. Este modelo distingue-se por integrar o máximo de potência que a Audi disponibiliza num veículo elétrico e por usar tecnologia desenvolvida para a Porsche, para o modelo Taycan.
A versão standard do E-Tron GT tem 350 kW, cerca de 470 cavalos, e a RS sobe para os 440 kW, ou 590 cavalos, podendo depois chegar aos 522 ou 637 cavalos respetivamente, em modo overboost. Estes modelos chegam dos 0 aos 100 km/h em 4,1 e 3,3 segundos cada um. O pack de baterias de 83 kWh alimenta um motor duplo e usa tecnologia de 800 volts que assegura desempenho e carregamento rápido. Em cinco minutos numa rede de carregamento rápido é possível ganhar até 100 quilómetros de autonomia, noticia o The Verge. Uma carga completa permite mais de 488 quilómetros de autonomia em circuito WLTP.
A estratégia do grupo passa por usar a plataforma do Porsche Taycan neste modelo E-Tron GT da Audi e a produção passa pela linha onde são fabricados os R8 da marca.
No interior, há dois ecrãs (um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um ecrã tátil central de 10,1 polegadas), chip LTE Advanced, navegação em mapas Here e uma app para controlar o fecho de portas e outras funções através do smartphone.
Os utilizadores vão poder optar por adicionar extras como os faróis Matrix LED, que moldam a luz em formas específicas, um heads-up display que projeta informação no para-brisas ou um sistema de som Bang & Olufsen, entre outros, o que irá, naturalmente, aumentar o preço do veículo. Algumas das configurações do RS já incluem alguns destes extras também.
Apesar de já ter colocado no mercado algumas dezenas de milhares de E-Tron SUV e Sportsback, a versão GT é a tentativa da Audi em ‘roubar’ clientes ao rival Mercedes-Benz EQC, mas também a quem queira ter a tecnologia Porsche, mas num formato diferente.