A Apple apresentou esta semana os chips M1 que prometem uma melhor relação desempenho/consumo e substancialmente superior à dos concorrentes com arquitetura x86. Agora, foram tornados públicos os resultados dos primeiros testes Geekbench aos Apple Silicon e constata-se que, de facto, as pontuações conseguidas são muito elevadas. O Geekbench é um programa de benchmark popular que corre uma série de testes e monitoriza quanto tempo o processador demora a executá-los, com esses resultados a serem convertidos depois em pontos.
No caso dos Apple Silicon, o Geekbench devolveu as seguintes pontuações (single core / multi-core):
– Mac Mini – 1682 / 7097
– MacBook Air – 1687 / 7433
– MacBook Pro – 1714 / 6802
O The Next Web salienta que todos estes resultados são os melhores dos testes do Geekbench até agora. Com esta performance, o MacBook Air com M1 será mais rápido do que o modelo MacBook Pro i9 de 16” do ano passado, ou seja, melhor que o topo de gama da Apple de 2020.
É preciso salientar que os testes do Geekbench são feitos em condições de um mundo perfeito e que os utilizadores não devem conseguir estas pontuações no dia-a-dia e que é preciso ainda avaliar como é que o software desenhado para funcionar com chips Intel se vai comportar com os Apple Silicon.