A Apple revelou as características principais do primeiro chip criado para substituir os processadores Intel nos computadores Mac.
Chama-se M1 e é, como o nome implica, a primeira versão nos já anunciados chips para motorizar os Mac. De acordo com a Apple, o M1 consegue uma melhor relação desempenho/consumo substancialmente superior aos concorrentes com arquitetura x86.
No que diz respeito às características técnicas, o destaque vai para: processo de fabrico de cinco nanómetros, o primeiro entre processadores para computadores; oito núcleos de processamento geral; oito núcleos de processamento gráfico; integração da memória e de comunicações no mesmo chip (arquitetura SoC). Esta integração permite, segundo a Apple, atingir uma relação entre desempenho e consumo energético nunca vista. O que deverá garantir que os primeiros portáteis Mac venham a apresentar mais desempenho e maior autonomia.
A arquitetura do M1, que tem por base a mesma arquitetura usada nos chips A para iPhone e iPad (ARM), é substancialmente diferente da arquitetura x86 usada atualmente nos Mac. Daí ter sido necessário criar um sistema operativo, o Mac OS Big Sure. Um sistema que, garante a Apple, não só será capaz de correr as novas aplicações, programadas de raiz para a nova arquitetura, mas também aplicações criadas para a arquitetura antiga.
Primeiras máquinas M1
O primeiro Mac a usar o M1 será o novo MacBook Air. Segundo a apresentação da Apple, o novo Air tem mais do triplo do desempenho da versão anterior, chegando a 5x no caso dos gráficos. O quer permite, por exemplo, editar vídeo 4K em tempo real.
A Apple garante que o MacBook Air M1 é mais rápido que 98% dos portáteis Windows vendidos no último ano e que tem uma autonomia recorde – por exemplo, suficiente para navegar durante 15 horas na Internet via Wi-Fi.
O preço anunciado é de 999 dólares para os Estados Unidos.
O novo processador também vai estar disponível no Mac Mini. Um computador muito compacto mas que, graças à nova tecnologia do processador M1, deverá, de acordo com a Apple, conseguir um desempenho típico de uma estação de trabalho gráfica.
O preço base anunciado para os Estados Unidos é de 699 dólares, menos 100 dólares que geração anterior.
A terceira máquina anunciada com M1 é o novo Macbook Pro de 13 polegadas. Uma vez mais, a Apple reforçou o desempenho, indicando que esta máquina é três vezes mais rápida que os concorrentes diretos do mundo Windows. Com destaque para a edição de vídeo.
A autonomia pode chegar às 17 horas de navegação web ou 20 horas em reprodução de vídeo. A maior autonomia anunciada até agora para um portátil Mac.
O preço anunciado para os EUA é de 1299 dólares.