Os gimbal são sistemas que permitem criar vídeos estáveis. Entre os mais reconhecidos estão os Ronin da DJI. Os estabilizadores desta série são muito usados por profissionais da comunidade cineasta e por criadores de conteúdos que procuram soluções robustas, versáteis e a ‘família’ acaba de receber dois novos modelos: RS 2 e RSC 2.
DJI RS 2: força e agilidade
Este modelo apresenta um peso reduzido (1,3 kg), com uma estrutura de fibra de carbono nos componentes mais vitais, enquanto suporta combinações de câmara e objetiva com até 4,5 kg. O gimbal destina-se a operadores de câmaras DSLR ou câmaras cinematográficas compactas. O tempo de bateria chega às 12 horas e há uma função de carregamento rápido na pega, para situações urgentes, dando mais duas horas extra, somente com um carregamento de 15 minutos.
A DJI anuncia que este acessório tira partido de um novo algoritmo de estabilização, criado depois de anos de experiência de desenvolvimento de tecnologia preditiva. O TSA, de Titan Stabilization Algorithm, reduz a necessidade de manuseamento manual para compensação do movimento do utilizador e otimização do tilt. Além do TSA, há ainda um modo SuperSmooth que confere outro nível de estabilidade, indicado especialmente para compensar objetivas de foco longo, até 100 mm e um botão de correção de balanço para um balanceamento mais preciso do peso da câmara.
O bloqueio dos eixos permite um transporte mais fácil e o prato de dupla camada de montagem de câmara é compatível com os dois standards Arca-Swiss e Manfrotto. A interface pode ser usada em 11 idiomas e podemos iniciar funções chave como o ActiveTrack e modos de filmagem inteligentes logo no ecrã.
DJI RSC 2: mais portátil
Este modelo foi desenvolvido para satisfazer as necessidades de operadores de câmaras compactas e mirrorless. O novo design portátil facilita o transporte, sem aumentar o peso, havendo um novo sistema de dobragem que permite novas formas criativas de utilização do gimbal, como a filmagem vertical sem acessórios adicionais ou o modo Briefcase, em que o braço principal pode ser solto e lançado para a frente para obter ângulos únicos.
O DJI RSC 2 pesa 1,2 kg, ocupa uma área equivalente a uma folha A5 quando está dobrado. Há semelhanças com o modelo RS 2, como as 12 horas de autonomia, o carregamento rápido, o algoritmo TSA para estabilização e a compatibilidade com os padrões Arca-Swiss e Manfrotto.
A DJI anunciou ainda que estes modelos podem ser customizados com acessórios adicionais, como a Focus Wheel, o 3D Focus System, o Twist Grip Dual Handle, o RavenEye Image Transmission System, o Tethered Control Handle e sistemas de contrapeso. A nova app Ronin permite ajustar o movimento do gimbal com um joystick virtual e a funcionalidade Force Mobile permite mimetizar o movimento do equipamento no telemóvel.
A criatividade pode ser exponenciada com os modos pré-programados e funcionalidades, como o Novo Túnel Temporal (sistema roda 360 graus, enquanto capta imagens em hyperlapse), Flashlight (tilt da câmara para que o grip possa ser usado como um flashlight), One-Tap Portrait Mode (modo de captação de imagem na vertical), Panorama (pontos de início e fim definidos para imagens gigapixel), Roll 360 e Timelapse.
O DJI Ronin RS 2 está disponível com um PVPr de 769 €, enquanto o modelo RSC 2 chega ao mercado no final do mês de outubro, com um PVPr de 919 €.