A família de smartphones da Apple acabou de ficar consideravelmente maior – e mais complexa. A empresa apresentou quatro novos modelos: iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. Entre si, partilham a esmagadora maioria das características, mas há elementos que fazem a diferença entre os equipamentos.
Começamos pelo iPhone 12, o modelo-base para esta nova linha de dispositivos. A Apple ajustou um pouco o design do smartphone, quando comparado com o iPhone 11: tem um perfil mais fino e os cantos mais arredondados, fazendo lembrar o design já usado no iPhone 4.

Uma das grandes novidades é o suporte para as redes de quinta geração móvel (5G), com a Apple a garantir que vai suportar mais espectro de frequências 5G do que qualquer outro smartphone. Em testes realizados pela marca e que foram classificadas como sendo em “condições ideiais”, os iPhone 12 chegam aos 4 Gbps de velocidade de download em redes 5G.
O iPhone 12 está ainda equipado com um ecrã OLED de 6,1 polegadas, mas o rebordo do ecrã é menor, o que permitiu à empresa manter um tamanho de ecrã generoso, mas num dispositivo mais compacto. Uma das novidades do ecrã é o vidro usado – a Apple chama-lhe escudo cerâmico (ceramic shield, em inglês), pois o vidro tem integrados “cristais de nanocerâmica” que garantem uma maior robustez ao vidro – é até quatro vezes mais resistente numa queda, segundo a tecnológica americana. Neste modelo, a lateral do telefone é feita em alumínio.
O iPhone 12 também integra um novo sistema magnético para utilização de acessórios, que foi apelidado de MagSafe. Na prática, o sistema está integrado na traseira do smartphone (mas não é visível) e permite usar capas, porta-cartões e também carregadores de forma mais simples, já que são ‘atraídos’ para o local certo.
Este modelo do iPhone está equipado com apenas duas câmaras traseiras: ambas de 12 megapíxeis, mas com uma delas a funcionar como câmara de grande angular.
O iPhone 12 Mini, o modelo mais acessível dos quatro novos que foram anunciados, é em tudo semelhante, com exceção no tamanho do ecrã: fica-se pelas 5,4 polegadas.
Versões Pro com vídeo ‘pro’
Depois começamos a entrar nas ‘declinações’. O iPhone 12 Pro e iPhone Pro Max já ostenta três câmaras, com a câmara extra a ser de telefoto, que garante um zoom ótico de 2,5 vezes, mas que pode chegar às 5x considerando a passagem do modo grande angular para telefoto.
As câmaras nestes modelos são acompanhadas de um sensor LiDAR. Esta não é uma novidade no universo Apple – já tínhamos visto este sensor a ser usado no iPad Pro –, mas é uma primeira vez no smartphone da marca da maçã. O LiDAR tem como função medir a distância entre o smartphone e os objetos que o rodeiam, criando uma espécie de mapa tridimensional, com informação de profundidade, do ambiente que rodeia o utilizador. Segundo a empresa, esta tecnologia permite um posicionamento mais preciso de elementos de realidade aumentada, mas também vai ser usado para melhorar a focagem automática em cenários de baixa luminosidade e também vai permitir usar o modo retrato de noite.
Ambos os modelos são ainda capazes de gravar vídeo 4K, a 60 frames por segundo e em modo de alto contraste dinâmico (HDR) de 10-bit. O que isto significa é que os smartphones são capazes de captar uma maior profundidade de cor, o que traduz-se numa reprodução prática de 700 milhões de cores. Além disso, a Apple diz que este é o primeiro smartphone do mundo que permite gravar no formato Dolby Vision (habitualmente só usado em grandes produções cinematográficas), sendo que também é possível editar diretamente este formato de vídeo no telemóvel.

A grande diferença entre o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max está no tamanho: o primeiro tem um ecrã de 6,1 polegadas e o segundo tem um ecrã de 6,7 polegadas. Já para o iPhone 12 e iPhone 12 Mini, os modelos mais avançados têm ainda o rebordo construído em aço inoxidável, em vez de usar alumínio.
Preço e disponibilidade
Os preços do iPhone 12 Mini começam nos 829 euros para a versão de 64 GB – a pré-venda arranca a seis de novembro e a chegada ao mercado acontece a 13 de novembro.
Os preços do iPhone 12 começam nos 929 euros para a versão de 64 GB – a pré-venda começa a 16 de outubro e a chegada ao mercado acontece a 23 de outubro.
Os preços do iPhone 12 Pro começam nos 1179 euros para a versão de 128 GB – a pré-venda começa a 16 de outubro e a chegada ao mercado acontece a 23 de outubro.
Os preços do iPhone 12 Pro Max começam nos 1279 euros para a versão de 128 GB – a pré-venda começa a 6 de novembro e a chegada ao mercado acontece a 13 de novembro.