Primeira surpresa da tarde: a Apple não anunciou novos iPhone. O evento de setembro é, tradicionalmente, marcado pelo anúncio do próximo smartphone da tecnológica americana, mas a empresa bem que tinha avisado que os iPhone, neste ano, vão chegar mais tarde. Para ‘compensar’, a Apple decidiu apostar tudo numa nova versão do Apple Watch e num novo iPad, com a grande novidade a fazer parte do tablet – tem o primeiro processador do mundo com um processo de fabrico de cinco nanómetros (5 nm).
O A14 Bionic, como foi denominado pelo vice-presidente de arquitetura da Apple, Tim Millet, “desafia as leis da física”, sublinhou o executivo, por empacotar 11,8 mil milhões de transístores num único chip, um valor 40% superior ao que existe num chip da Apple com um processo de fabrico de sete nanómetros (7 nm).
Isto traduz-se em ganhos significativos de performance – na casa dos 40% – comparativamente aos modelos anteriores do iPad Air. O que isto na prática significa é que é possível editar vídeos 4K no tablet e também tarefas de aprendizagem automática (machine learning). Na aprendizagem automática, o desempenho é até 10 vezes melhor, garante a marca americana. O iPad Air tem apenas 6,1 milímetros de espessura.
Além disso, a Apple garante ainda que o novo iPad Air consegue atingir gráficos “ao nível das consolas”: num dos exemplos dados, foi mostrado um jogo multijogador (12 pessoas em simultâneo) a ‘correr’ a 60 frames por segundo.
iPad Air mais ‘Pro’
Mas a quarta geração do iPad Air não se resume apenas ao novo processador. O tablet tem um design renovado, com destaque para o ecrã de margens reduzidas. O painel, com 10,9 polegadas, tem uma resolução de 2360×1640 píxeis. Além disso, passa a estar disponível em cinco cores, incluindo uma versão verde e outra azul.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/09/ipad-air-1339x1080.jpg)
Para ganhar espaço de ecrã, a Apple passou o botão com leitor de impressões digitais para a parte superior do tablet, passando agora a fazer parte do botão de energia. Outras novidades incluem uma porta USB-C, dois altifalantes, uma câmara principal de 12 megapíxeis capaz de gravar vídeos em 4K a 60 frames por segundo e suporte para os mais recentes acessórios da marca para este segmento – segunda geração do Apple Pencil e o teclado com suporte de elevação.
O novo iPad Air chega “em outubro” e os preços começam nos 679 euros no mercado português.