A Asus apresentou oficialmente os novos smartphones Zenfone 7 e Zenfone 7 Pro. As principais novidades? A câmara rotativa mantém-se, mas desta vez vem mais resistente e com um total de três sensores de imagem, mais um do que o antecessor; ambos os smartphones estão equipados com os mais recentes processadores da Snapdragon; ambos conseguem gravar vídeo com uma resolução máxima de 8K; e o ecrã suporta agora uma taxa de atualização máxima de 90 Hz.
As únicas diferenças entre o Asus Zenfone 7 e o Asus Zenfone 7 Pro estão no processador – Snapdragon 865 e Snapdragon 865+, respetivamente –, na integração de tecnologia de estabilização ótica de imagem (OIS na sigla em inglês) na versão Pro, e na memória RAM e na capacidade de armazenamento. De resto, os smartphones são iguais em todas as especificações.
Apesar da revelação dos dois modelos e da confirmação de todas as características técnicas, a Asus ainda não anunciou o preço dos smartphones, nem a data de lançamento. À Exame Informática, a marca adianta que o lançamento dos smartphones será feito em simultâneo a nível global, pelo que chegará a Portugal nos mesmos dias em que forem lançados a nível internacional.
Em baixo fazemos um resumo das principais características e novidades dos novos modelos, apresentadas numa conferência de imprensa online antecipada e na qual a Exame Informática participou, e que foi conduzida por Chih-Hao Kung, diretor técnico global de relações públicas da Asus.
Ecrã
O Asus Zenfone 7 está equipado com um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas e resolução de 2340×1080 píxeis. A grande novidade é a taxa de atualização máxima de 90 Hz, que coloca os novos modelos em linha com uma característica que é cada vez mais comum nos smartphone de topo de outras marcas. A Asus também faz uma forte aposta na calibração de cores realistas do painel e nos níveis de brilho que é capaz de atingir: 550 nits em utilização normal, 700 nits de brilho em utilização sob luz solar intensa e um brilho máximo de 1000 nits. O ecrã continua a não ter qualquer furo ou entalhe (notch), pois as selfies são captadas com a câmara rotativa.
Processador, RAM e armazenamento
O Asus Zenfone 7 vem equipado com o processador Snapdragon 865 e o Asus Zenfone 7 Pro vem com o chip Snapdragon 865+. Estes são os processadores para dispositivos móveis mais avançados da Qualcomm e no caso do Zenfone 7 Pro está assegurado um desempenho sem rival – já testámos no laboratório da Exame Informática o Asus ROG Phone 3, que usa o mesmo Snapdragon 865+ e bateu quase todos os recordes de desempenho.
O Zenfone 7 vai estar disponível em versões de 6 GB ou 8 GB de memória RAM e ambas terão 128 GB de armazenamento. Já o Zenfone 7 Pro estará disponível com 8GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
Câmaras
Aquela que era a característica mais diferenciadora do Zenfone 6, a câmara principal num sistema rotativo, mantém-se nos novos modelos. Mas em vez de dois sensores de imagem, os Zenfone 7 estão equipados com três: um principal de 64 megapíxeis, com OIS no Zenfone 7 Pro; um sensor de grande angular de 12 megapíxeis com uma amplitude de 113º; e um sensor de telefoto, equipado com OIS no Zenfone 7 Pro, capaz de fazer zoom ótico até 3x e um zoom digital até 12x. O sensor principal, devido também ao maior tamanho dos píxeis, é, segundo a Asus, capaz de captar fotografias em ambiente noturno até quatro vezes com mais detalhe e iluminação.
“Queremos providenciar alta resolução e disparos limpos, e eliminar as limitações para que os nossos utilizadores possam mostrar a sua personalidade sem restrições”, disse Chih-Hao Kung, sobre as novidades na área fotográfica.
Graças ao sistema rotativo, este conjunto de câmaras também pode ser usado na parte frontal do dispositivo. A este respeito, a Asus fez melhorias de engenharia no módulo rotativo da câmara e que garantem maior resistência – pode ser usado até 200 mil vezes, o que deverá traduzir-se num ciclo de vida útil superior a cinco anos – e também maior controlo.

O motor foi redesenhado para permitir ajustes de 0,5 graus à sua posição, o que deverá traduzir-se em movimentos mais precisos e fluídos, e é acompanhado de um sensor de deteção de ângulo. Além disso, continua a existir um sistema de deteção de queda que recolhe a câmara se o smartphone cair. A Asus acrescentou ainda novos modos de fotografia, como panorâmicas automáticas, para tirar partido do renovado sistema rotativo da câmara.
Os Asus Zenfone 7 permitem ainda gravar vídeo numa resolução máxima de 8K a 30 frames por segundo (fps) na câmara principal e numa resolução máxima de 4K a 60 fps na câmara de grande angular, suportando também modos de super câmara lenta em resoluções inferiores.
Bateria, comunicação e sistema operativo
Os Asus Zenfone 7 vêm equipados com baterias de 5000 mAh que suportam a tecnologia de carregamento rápido QuickCharge 4.0, que em 35 minutos consegue carregar o smartphone até aos 65% de capacidade. Mas os utilizadores têm à sua disposição um sistema de carregamento lento (já disponível no Zenfone 6) que gere a carga durante a noite para bater certo com a hora de despertar do smartphone.
No que a tecnologias de comunicação diz respeito, os novos Asus suportam as principais normas: Wi-Fi 6, redes 5G, Bluetooth 5.1 e aptX (para ligação a auscultadores), NFC, os sistemas de geolocalização GPS, Glonass, Galileo, BeiDou, QZSS e Navic.
Já o sistema operativo fica a cargo do Android 10, com a Asus a garantir pelo menos duas atualizações do Android, como foi revelado na conferência de imprensa. A empresa garante que fez otimizações de desempenho e há melhorias significativas no tempo de arranque do smartphone, assim como das aplicações, em comparação com os modelos anteriores.
Mais detalhes
Com um peso de 230 gramas, os Asus Zenfone 7 smartphones são mais pesados, cerca de 40 gramas, do que os antecessores, uma diferença que deverá ser notória. Isto justifica-se em parte pelo facto de os novos modelos terem um ecrã maior (o do Zenfone era de 6,4 polegadas).
Na parte frontal, os smartphones estão equipados com vidro Gorilla Glass 6 e na traseira com Gorilla Glass 3 – e apesar da escolha por este material, não suportam carregamento sem fios, uma escolha que segundo a Asus teria impacto negativo na espessura dos dispositivos, que é de 9,9 milímetros. “O nosso foco é providenciar a máxima capacidade de bateria”, acrescentou Chih-Hao Kung.
Os Asus Zenfone 7 e Zenfone 7 Pro vão estar disponíveis em duas cores: preto com nuances verdes e branco com nuances em rosa. A embalagem do smartphone inclui uma capa rígida e uma capa transparente.
