A TCL anunciou nesta segunda-feira dois novos smartphones: o 10 Plus e o 10 SE. Este par de telemóveis vem juntar-se a outros dois da série 10 que foram lançados em Portugal em abril – 10 L e 10 Pro – e ao 10 5G, que tem chegada anunciada para o mercado nacional em agosto através de uma parceria com a Vodafone.
Esmiuçando os novos smartphones, o TCL 10 Plus conta com um ecrã AMOLED FHD+ de 6,47”, sendo que o sensor de impressão digital está embutido no painel frontal. Vem equipado com um processador Snapdragon 665 e 6 GB de RAM, contando com uma bateria de 4500 mAh com carregamento rápido (que pode ser usada para carregar outros dispositivos). Este terminal possui cinco câmaras: a frontal de 16 MP; e as traseiras – a principal de 48 MP, uma de profundidade de campo, uma macro e uma ultra grande angular de 118°.
Um dos destaques do 10 Plus vai para a conectividade Super Bluetooth, que permite reproduzir áudio em até quatro auscultadores ou colunas de som (embora seja importante salientar que apenas são suportados dois equipamentos quando conectado a uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz). Estará disponível em azul ou prateado já este mês por €349 ou €399 (o preço varia consoante a capacidade de armazenamento).

Por sua vez, o TCL 10 SE aposta em especificações mais modestas para conseguir apresentar um preço mais em conta: €249. Assim, este smartphone possui um ecrã de 6,52”, processador MediaTek 6762 Helio P22 e bateria de 4000 mAh.
O sensor de impressão digital está localizado na traseira, zona onde se encontram também três câmaras: a principal de 48 MP; a câmara de profundidade para criar efeitos bokeh; e uma ultra grande angular de 115°. O terminal conta igualmente com um botão dedicado ao Google Assistant e estará à venda em prateado ou preto.
Dobráveis em espera
A colocação destes dois novos smartphones no mercado, significa que a TCL lançou seis terminais novos em menos de um ano. Segundo os responsáveis da marca, este é um sinal claro do empenho da fabricante neste tipo de produto.
No evento de apresentação à imprensa, Patrícia Dias, Country Manager da Alcatel/TCL para Portugal, revelou que este tem sido um ano de forte crescimento para as marcas que lidera, já que a Covid-19 fez com que as pessoas procurassem smartphones e tablets com um preço mais competitivo. Segundo a executiva, a TCL já tem 2% de quota no mercado nacional e esse valor vive quase apenas do produto lançado no final do ano passado, pelo que a expectativa é crescer, agora que já tem mais equipamentos nas lojas.
A aposta nos dobráveis – em particular naquele que possui um ecrã deslizante – fica prometida para mais tarde. Stefan Streit, diretor de marketing mundial da TCL, revela que a marca continua em fase de investigação e de desenvolvimento de protótipos. O responsável refere que não querem avançar datas para entrar neste mercado porque “não queremos fazer dos utilizadores beta testers”.