Os chips Ampere Altra vão estar disponíveis em diferentes configurações, para dar resposta a diferentes necessidades do mercado. A empresa, fundada pela antiga presidente da Intel Renee James, anunciou agora as especificações da família de processadores, com uma novidade face ao que foi apresentado em março: um chip com 128 núcleos para tarefas mais exigentes.
Os dados de desempenho mostrados pela Ampere comparam estes componentes com as alternativas da Intel e da AMD usando uma ferramenta Linux, a stress-ng, mas sem grandes detalhes sobre quais as métricas que estão representadas na análise gráfica.
A família Altra usa a arquitetura de CPU ARM N1 Neoverse, como o Graviton2 da Amazon, e pretende ser uma alternativa para fornecedores de serviços na cloud que precisem de soluções escaláveis. Numa primeira fase, a Ampere vai ter chips de 32 a 80 núcleos e a unidade de 128 núcleos chega mais tarde ao mercado, noticia a publicação ExtremeTech.
Em termos de potência térmica máxima (TDP na sigla em inglês), podemos ver configurações de 85W a 250W, desde o chip de 32 núcleos a 1,7 GHz no intervalo de 45 a 58W ao topo de gama Q80-33, com 80 núcleos, a 3,3 GHz e 250 W de TDP. Dependendo da velocidade de relógio, o consumo de energia parece rondar os 1,875W a 3,125W, o que a coloca em teórica vantagem face aos 3W por núcleo da família de processadores AMD Rome.
A Packet e a Cloudflare estão entre os primeiros clientes já anunciados da Ampere e sbae-se que a empresa vai ainda colaborar com a equipa CUDA para ARM e vai suportar o sistema de computação paralela quando for usada em conjunto com uma GPU Nvidia.
Ainda não se sabe quando é que estes componentes vão começar a ser distribuídos, nem a que preços.