Os smartphones TCL 10 Pro e 10 L, anunciados pela fabricante chinesa no início do ano, começam a ser vendidos em Portugal nesta segunda-feira. Os dispositivos ficam disponíveis em todos os principais retalhistas de eletrónica de consumo – Auchan, El Corte Inglés, Fnac, Media Markt, Rádio Popular e Worten – através de venda online, adiantou Patrícia Dias, diretora-geral da TCL em Portugal. Também vão estar disponíveis naqueles que mantêm as lojas físicas abertas.
“Nenhum dos nossos clientes [retalhistas] quis adiar estes lançamentos. Os nossos clientes fizeram força para que lançassemos os smartphones”, explicou a responsável numa conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira. Portugal é mesmo, segundo Patrícia Dias, o primeiro mercado no mundo onde os TCL 10 Pro e 10 L vão ficar à venda. Para isso contribui o facto de a crise provocada pela Covid-19 ser, até ao momento, menos grave em Portugal do que em países como Espanha, Itália, França ou Reino Unido, e de a marca ter uma boa quota de mercado, tendo sido a quarta fabricante com mais vendas em 2019 [a TCL detém também a marca de smartphones Alcatel].
Dos dois smartphones, o TCL 10 Pro é o modelo mais avançado. Está equipado com um ecrã AMOLED de 6,47 polegadas em formato edge, isto é, estende-se até às margens laterais do equipamento. O painel tem uma resolução de 2340×1080 píxeis (FHD+) e é alimentado por um processador dedicado, que permite converter vídeos SDR para HDR (alto contraste dinâmico). Já o chip integrado é um modelo de gama média-alta, o Snapdragon 675, o mesmo usado no TCL Plex, anunciado em agosto do ano passado. O smartphone está ainda equipado com 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. O TCL 10 Pro vem equipado com um módulo principal de fotografia composto por quatro câmaras, com destaque para o sensor principal de 64 megapíxeis. A câmara frontal é de 24 megapíxeis.
De destacar que também tem Android 10, um sensor de impressões digitais integrado no ecrã e uma bateria de 4500 mAh, que suporta carregamento rápido e inverso [para carregar outros gadgets a partir do smartphone]. O preço é de 499 euros para o TCL 10 Pro.
Já o TCL 10 L é um modelo de gama média. Por 279 euros os utilizadores garantem um equipamento com ecrã LCD de 6,53 polegadas e resolução Full HD+, 6GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento e processador Snapdragon 665. A câmara principal também tem quatro sensores, com destaque para o principal de 48 megapíxeis, e a câmara frontal garante 16 megapíxeis.
Além destes novos modelos, a TCL também anunciou o lançamento em Portugal do modelo TCL 10 5G, que custa 399 euros e chega em julho às lojas.