Uma bela surpresa. É desta forma que podemos resumir aquele que foi o nosso primeiro contacto com as colunas Ikea Symfonisk. Existem dois modelos – o candeeiro e a prateleira – e os consumidores vão poder encontrá-las nas lojas da marca sueca já a partir do início de agosto.
Quando pensa em Ikea, o que é que lhe vem à cabeça? Provavelmente as palavras mobiliário, decoração e cadernos de instruções para a montagem dos produtos. Sobre este último ponto vai gostar de saber que o processo de montagem de ambas as colunas é muito simples e rápido.
No caso do candeeiro, só é necessário ligar o cabo de alimentação, atarraxar uma lâmpada, colocar o globo de vidro por cima e enroscá-lo até ficar fixado. Já a coluna-estante é ainda mais simples, pois só necessita do cabo de alimentação.
O processo de configuração também é simples – é necessário instalar a aplicação da Sonos para dispositivos móveis e seguir todos os passos que nos são indicados. Em cinco minutos terá as colunas em pleno funcionamento.
E se é verdade que parecem peças de design que têm uma componente secundária de som, depois de ouvirmos o que estas colunas têm para dar talvez a ideia mais correta seja ao contrário – são sistemas de som disfarçados de objetos de decoração.
Sobretudo o som emitido pelo candeeiro é de grande qualidade: bons níveis de graves, som límpido, com definição e também bom volume. O efeito surpresa vem, provavelmente, do facto de estarmos a olhar para um candeeiro e de não esperarmos que consiga reproduzir de forma muito agradável músicas de metal, pop, de orquestra ou simplesmente de cravo.
Na coluna prateleira já sentimos que a pujança sonora não está ao mesmo nível, mas mesmo assim garante uma experiência de som totalmente cumpridora, sobretudo se tivermos em conta o preço.
Devemos assinalar que no caso do candeeiro, apesar de o aspeto indicar nesse sentido, só existe uma coluna e o som é direcional – devido ao formato arredondado e à envolvência do tecido, se tivesse capacidade sonora para mais do que uma direção, um pouco ao estilo da coluna Apple HomePod, seria mais interessante. Mas, mais uma vez: para um “candeeiro”, a qualidade de som é muito interessante.
![candeeiro-ikea.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/14825902candeeiro-ikea.jpg)
Tenha também em atenção que se não subscrever a versão premium de serviços como o Spotify ou YouTube Music não vai poder usá-los nestas colunas. O que é uma pena, pois pode logo à partida fazer com que milhares de utilizadores “gratuitos” destas plataformas de streaming já não tenham interesse pelos produtos.
O aspeto de ambas as colunas está bem conseguido. Sobretudo a estante, graças à parte frontal em tecido, facilmente consegue ajustar-se em diferentes divisões da casa, pode ser usada na horizontal e vertical, e pode servir de suporte para outros elementos de decoração.
![coluna-prateleira.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/14825904coluna-prateleira.jpg)
Tendo em conta a função dupla de ambas as colunas, a relação qualidade-preço não é desproporcional: a Symfonisk candeeiro vai custar 179 euros e a Symfonisk prateleira vai custar 99 euros (ou 109 euros com suporte).
Estes são apenas alguns dos elementos que saltam à vista nestes produtos Ikea-Sonos. Poderá ler a análise completa às Ikea Symfonisk na edição de setembro [nº 291] da revista Exame Informática.