A iniciativa Kalamata é o plano interno onde a Apple procura desenvolver uma família de dispositivos que funcionem de forma semelhante e uniformizada. De acordo com a Bloomberg, parte desta iniciativa prevê ainda que a Apple deixe de usar chips da Intel e passe a usar os seus próprios componentes na produção de computadores Mac. Recorde-se que a Apple está a usar chips da Intel nos seus computadores desde 2005.
As ações da Intel baixaram 6,1% na sequência desta notícia. No entanto, alguns analistas alertam que o mercado pode estar a ter uma reação exagerada, enquanto outros referem que é provável que a Apple esteja a planear uma redução mais progressiva, com os primeiros produtos a ser afetados pela substituição a serem os de entrada de gama.
Os computadores Mac representam uma pequena fatia de vendas e lucros da Apple, com vendas de 19,2 milhões de unidades no ano passado e 11% das receitas do ano fiscal de 2017.
A Apple está a desenvolver os seus próprios chips para iPhone desde 2004. «Temos mais controlo sobre os prazos, sobre os custos e sobre a qualidade», disse o responsável financeiro da empresa Luca Maestri sobre os esforços da Apple nos chips, no ano passado.