A HMD apresentou o Nokia 8, um smartphone Android topo de gama com lentes Zeiss. O chassis de alumínio tem 7,9 mm de espessura (4,6 mm na borda) e o ecrã é de 5,3” com uma resolução QHD (2560×1440).
A nível de hardware, destaque para o processador Qualcom Snapdragon 835, para os 4 GB de RAM e para os 64 GB de armazenamento (expansíveis até 256 GB através de cartão microSD). Já no que diz respeito ao sistema operativo, o Nokia 8 incorpora Android 7.1.1 e, segundo comunicado de imprensa, o fabricante optou por um software limpo e com pouca personalização, adiantando que haverão atualizações de segurança mensais. E, já que falamos na componente de segurança, destaque-se para o terminal também possui sensor de impressões digitais. De resto, a bateria é de 3090 mAh com Qualcomm Quick Charge 3.0 e o USB Tipo C marca presença.
As câmaras com lentes Zeiss parecem ser uma das principais apostas do Nokia 8. Assim, na traseira há uma câmara dupla: 13 MP (Cor+OIS) e 13MP (Mono) com f/2.0 e flash duplo. A frontal tem igualmente 13 MP de resolução e abertura f/2.0. Saliente-se igualmente a disponibilização da funcionalidade Dual-Sight, que utiliza em simultâneo a câmara frontal e a câmara traseira, apresentando o ecrã dividido tanto para fotografias como para vídeos. Estes conteúdos podem ser transmitidos em tempo real em plataformas como o Facebook ou o YouTube.
Por fim, destaque para a presença do áudio OZO, em que o Nokia 8 combina três microfones com algoritmos acústicos para capturar áudio com som espacial 360⁰. De acordo com a HMD, é possível partilhar os vídeos 4K com áudio OZO em qualquer lado, já que os codecs permitem a reprodução com qualidade elevada mesmo em dispositivos sem este tipo de áudio.
O comunicado de imprensa não adianta o preço nem a data de disponibilização do Nokia 8 em Portugal, apenas as cores: azul polido, cobre polido, azul temperado e prateado. Porém, a Exame Informática conseguiu apurar que o smartphone chegará ao mercado nacional a 20 de setembro e que custará €599.