O HomePod é a coluna inteligente que a Apple está a preparar, mas cujo firmware já é do conhecimento público. Alguns especialistas analisaram-no com cuidado e descobriram indícios de algumas características do próximo iPhone, como os detalhes sobre o sistema de reconhecimento facial. Esta análise corrobora alguns rumores avançados pela Bloomberg em julho e que dizia que o iPhone 8 vai ter um sistema de reconhecimento facial mais avançado e que funcionará mesmo com o telefone repousado numa mesa.
De acordo com os rumores, o reconhecimento funcionará mesmo com ângulos mais invulgares, uma vez que terá mais dados de comparação do que o Touch ID, sistema que deve então ser descontinuado no próximo modelo. Por outro lado, uma solução de infravermelhos vai permitir reconhecer o rosto, mesmo que as condições de luz sejam adversas.
A análise do firmware do HomePod mostrou ainda uma string chamada “APPS_USING_PEARL”, o que indica claramente que a Apple irá partilhar o código com terceiros e que teremos aplicações que tirarão partido deste reconhecimento facial mais avançado.