Os últimos anos não têm sido simpáticos para a BlackBerry – a empresa deixou de ser uma das maiores fabricantes de telemóveis no mundo para se ficar por uma quota de mercado cada vez mais residual. Mas, ao contrário do que muitos vaticinaram, isso não significa o fim de empresa. Prova disso é o anúncio do lançamento de um novo smartphone.
Intitulado DTEK50, o terminal tem sistema operativo Android, ecrã FHD de 5,2”, processador Snapdragon 617 de oito núcleos, 3 GB de RAM, 16 GB de armazenamento, bateria de 2610 mAh e câmaras de 13 e 8 MP. O chassis apresenta 147×72,5×7,4 mm de dimensões e 135 g de peso, confirmando-se o abandono do teclado físico que era associado à BlackBerry.
As especificações colocam este smartphone no segmento médio/médio-alto e o preço confirma-o: 299 dólares nos Estados Unidos, embora em alguns países europeus (Espanha, Itália e Holanda) o valor seja de 339 euros.
Mas é a nível de segurança e privacidade que a BlackBerry se quer diferenciar da concorrência. A empresa classifica o DTEK50 como «o smartphone Android mais seguro do mundo» e oferece, por exemplo, monitorização automática das apps e do sistema operativo para alertar o utilizador para momentos em que a privacidade pode estar em risco, sugerindo ações para resolver o problema.