A Qualcomm já equipa muitos dos smartphones Android que estão no mercado e está a preparar novidades para o próximo ano, com o lançamento do processador Snapdragon 810 em 2015, que irá substituir os 801 e 805.
Segundo o The Verge, este hardware estará em produtos comerciais já na primeira metade do próximo ano e as suas funcionalidades terão maior impacto em três áreas.
A primeira novidade está relacionada com o som. Um novo algoritmo presente no Snapdragon 810 vai permitir que os smartphones gravem o som que o utilizador pretende captar com maior qualidade, uma vez que poderá selecionar-se se o áudio pretendido provém da frente, lateral ou traseira do dispositivo móvel, reduzindo-se o impacto do ruído envolvente. A Qualcomm batizou esta funcionalidade de cancelamento de ruído de Fluence Pro.
Outra grande novidade será a capacidade de fazer streaming wireless de vídeo 4K. Atualmente, muitos smartphones já têm capacidade de gravar vídeo em 4K, pelo que o objetivo da Qualcomm é que o novo processador contribua para depois se possa fazer streaming desse conteúdo para qualquer TV 4K, recorrendo à tecnologia wireless 802.11ad do fabricante, que opera na banda dos 60 GHz e que possibilita transferências de dados entre 4 a 6 Gbps (cerca de quatro a cinco vezes mais do as redes de Wi-Fi 802.11ac são capazes).
A última novidade está relacionada com a capacidade de zoom das câmaras. Apesar dos smartphones já conseguirem tirar boas fotos, a qualidade da imagem baixa muito quando é necessário recorrer ao zoom.
O Snapdragon 810 pretende tirar proveito da nova tecnologia desenvolvida pela Corephotonics, que utiliza duas lentes diferentes e uma variedade de algoritmos em que o sistema mistura as imagens obtidas pelas duas lentes e cria uma imagem mais nítida. Ou seja, na prática, será possível obter mais detalhe sem perder o foco.