
O Uni é um tablet especial, que fala de uma forma pausada e com um vocabulário limitado. O tablet criado pela MotionSavvy consegue interpretar linguagem gestual e traduzi-la para inglês. Por outro lado, o aparelho consegue ainda ouvir uma pessoa a falar em inglês e apresentar o discurso sob a forma de um texto.
O tablet inovador é um Dell Venue 8 Pro com um sensor Leap Motion integrado e tudo dentro de um chassis único. O vocabulário inicial do Uni contempla 300 sinais em American Sign Language e implica que os utilizadores tenham de fazer os gestos a metade da velocidade a que estão habituados, o que leva a que o discurso também seja dito de uma forma pausada.
Numa primeira fase, o aparelho vai custar 799 dólares e pressupõe uma mensalidade de 20 dólares para que possa receber as atualizações necessárias todos os meses.
Os criadores da MotionSavvy são surdos e reconheceram uma necessidade no mercado, explica o ArsTechnica. A própria Microsoft tentou uma solução semelhante no passado, baseada em Kinect. O Uni poderá substituir os intérpretes de linguagem gestual que permitem a comunicação com pessoas surdas.
Vários especialistas alertam que o Uni, nesta fase, não deverá ser usado como substitudo de um intérprete certificado e levantam algumas dúvidas sobre a capacidade de o tablet conseguir “ler” os gestos dos utilizadores de forma correta. No entanto, todos foram unânimes em reconhecer que se trata de um passo na direção correta.
Veja o vídeo de apresentação do tablet.