A Epson apresentou em Madrid o EcoTank, um novo conceito de impressão que se apresenta como alternativa aos tradicionais cartuchos de tinta. Este sistema é composto por quatro tinteiros que, segundo o fabricante, têm capacidade para imprimir 6500 páginas a cores e 4 mil a mono.
A principal inovação do EcoTank reside no facto de dispensar a troca de cartucho quando a tinta acaba, possibilitando a recarga através de depósitos de 70 ml, cujo preço unitário é de 25 euros. A Epson fez as contas e refere que este sistema permite imprimir durante dois anos sem ter de trocar de tinteiro. Ou seja, é possível imprimir 270 páginas a cores por mês por 4 euros ou 165 a mono por 1 euros, pelo que o fabricante aponta para poupanças na ordem dos 65% quando comparado com outros equipamentos.
O sistema EcoTank está, para já, presente em dois modelos de multifunções: o L355, que custa 329 euros; e o L555, que tem um preço de 499 euros. Ambos os equipamentos têm Wi-Fi e serão colocados à venda com uma promoção que garante o reembolso de cerca de 25% do valor dos equipamentos.
Os responsáveis ibéricos da Epson revelaram que estes multifunções destinam-se a um público-alvo que imprima com frequência (estudantes universitários, por exemplo), para que seja possível tirar proveito a longo prazo do custo por página reduzido e, assim, compensar o maior investimento inicial que é necessário fazer no momento da aquisição do equipamento. Apesar disso, a Epson não tem planos para substituir os tinteiros tradicionais pelo EcoTank em todas as suas impressoras, uma vez que entende que são sistemas complementares que podem trazer vantagens a tipos de utilizador diferentes.