
Os investigadores da Nvidia demonstraram uma forma de conseguir quadruplicar a resolução de um ecrã normal e duplicar a taxa de atualização. O método pode ser aplicado em painéis vulgares, encontrados nas lojas, e consiste na colocação de um painel sobre o outro, ou seja, é necessário ter dois ecrãs para produzir um.
A abordagem “cascaded displays” vai poder ser usada para criar ecrãs com resolução ultra e que podem ser usados em sistemas como o Oculus Rift. A ideia tira partido do facto de os pixéis em si mesmos serem relativamente transparentes. Assim, ao termos dois ecrãs sobrepostos e algum software à mistura, consegue-se obter mais resolução do que se tivesse só um painel.
A notícia do ExtremeTech explica que a Nvidia comprou dois ecrãs LCD de sete polegadas e resolução de 1280×800. Numa primeira fase, desmontaram os dois ecrãs e retiraram só os painéis de LCD. Para contrariar um conflito na polarização (o polarizador traseiro do painel frontal cruzava-se com o polarizador frontal do ecrã traseiro), foi usado um filtro entre os dois painéis, que por sua vez estão empilhados com um ligeiro desvio. Assim, cada pixel frontal, serve de obturador para quatro pixéis no painel traseiro. Esta técnica permite ainda oferecer quatro vezes mais resolução espacial (multiplicativo) em vez de oferecer apenas duas vezes mais (aditivo).
Uma das primeiras aplicações óbvias desta inovação será a construção sistemas HMD (de head mounted displays) como os Oculus Rift. O objetivo é usar uma forma barata para conseguir oferecer mais resolução.
Esta solução faz com que a imagem tenha menos brilho e exista alguma distorção que tem de ser corrigida pelo software. A separação dos painéis conduz também a uma redução dos ângulos de visualização. Todas estas desvantagens têm uma importância reduzida quando se fala na aplicação em HMD, uma vez que a imagem é apresentada bastante próxima dos olhos.
Veja o vídeo com uma demonstração.