Para os consumidores portugueses há boas novas: a Alienware é uma das empresas que tem Steam Machines na forja, para vender algures durante este ano. E segundo o The Verge, a Dell planeia vender esta máquina nos mais de 60 países onde tem canais de distribuição. Esta máquina, todavia, é a única das 13 que foram apresentadas cujas especificações e preço ainda não são conhecidos.
As marcas apresentadas na CES como parceiros são essencialmente empresas que constroem para o mercado americano e o hardware é bastante heterogéneo. Nos processadores encontramos modelos como o Core i3, Core i5, Core i7 ou AMD A6. A RAM vai dos 8 GB aos 16 GB e o armazenamento oscila entre os 500 GB e 1 TB, com algumas marcas a incluírem SSDs de pequena dimensão para o sistema operativo ou discos híbridos, com memória flash, para acelerar o acesso aos dados.
Segundo o Engadget, a marca Origin PC indica que pretende disponibilizar um modelo com 14 TB de armazenamento, apesar de não ser claro se a máquina vai ser vendida com esta enorme capacidade ou se suporta, no máximo, 14 terabytes de informação. Quanto a placas gráficas, as escolhas parecem centrar-se em modelos de média gama da Nvidia e da AMD, como é o caso das GTX 760 e R9 270, mas também há modelos com Nvidias GTX Titan e Intel Iris Pro 5200.
Muitas das Steam Machines anunciadas apresentam-se com caixas proprietárias, que tornam estes PCs mais semelhantes a consolas e, portanto, mais apelativos para a sala de estar. Todavia, também há muitas marcas que optaram por caixas tradicionais.
Quanto a datas de lançamento, não há notícias positivas. As marcas ou não apresentam datas para colocar estas máquinas no mercado ou indicam que será algures na segunda metade de 2014.