Depois dos smartphones dobráveis, é a vez dos televisores dobráveis. A “moda” acaba de ser inaugurada pela Samsung e pela LG no CES, de Las Vegas, com a apresentação de protótipos cujas curvaturas podem ser ajustadas através do comando.
No caso da Samsung, o televisor, de 85 polegadas, tem mesmo o sugestivo nome de Bendable TV.
O novo protótipo da Samsung recorre a tecnologia LED – mas não vale a pena começar já a perguntar nas lojas sobre o novo dispositivo: A Samsung não referiu qualquer data de previsão ou preço aos jornalistas que se encontram na feira de tecnologias de Las Vegas, recorda a BBC.
A Samsung não é a única marca a tentar a sorte nos televisores flexíveis. A LG também aproveitou o CES para dar a conhecer um televisor com uma curvatura ajustável através dos botões de um comando. Neste caso, trata-se de um protótipo de 77 polegadas, que tem por base tecnologia OLED.
Por que é que as duas marcas sul-coreanas avançaram com os ecrãs dobráveis? Ambas garantem que a nova função pode ser útil quando se trata de melhorar a experiência de visualização dos utilizadores. O número de pessoas e a distância a que se encontram dos ecrãs serão os fatores que poderão determinar os ajustes na curvatura do televisor.
Nos smartphones, a flexibilidade ainda está a dar os primeiros passos… mas será que pega nos televisores? É uma questão que só poderá ser respondida depois da estreia comercial… que ninguém pode garantir que venha alguma vez a acontecer.