Na tecnologia de impressão térmica que a HP utiliza nas impressoras desktop, as gotas de tintas são aquecidas a 300 graus Celcius durante apenas alguns nanossegundos. Esta tecnologia permite ejetar as gotas a um ritmo de 36 mil por segundo.
Nas impressoras jato de tinta mais rápidas da marca, que utilizam a cabeça de impressão com toda a largura de uma página A4, existem mais de 42 mil ejetores de tinta, o que permite atingir um ritmo de mil milhões de gotas por segundo. Uma foto tradicional de 15×10 cm é constituída por mais de 30 milhões de gotas.
De acordo com Thom Brown, esta tecnologia exige uma grande precisão, já que a distância a que a cabeça de impressão está da folha é equivalente a atirar uma uva a altura de 30 andares e acertar num alvo minúsculo.
O investigador garante que o desempenho, a precisão e a qualidade exigidas pelo hardware obriga a uma investigação longa e dispendiosa no desenvolvimento de tintas. De acordo com a HP, cada tinta demora, em média, entre 3 a 5 anos a ser desenvolvida. Para Thom Brown, a química sofisticada que está nas tintas originais não pode ser replicada em tintas de marcas brancas, que não são desenvolvidas usando os mesmos recursos.
Na demonstração feita por Thom Brown, as diferenças de qualidade entre imprimir com tintas originais e com tintas genéricas, usadas normalmente para recarregar tinteiros, foi evidente. O investigador justifica as diferenças com a constituição química das tintas, que, no caso das tintas HP, têm muitos componentes diferentes, incluindo polímeros (coagulam a tinta) e diferentes aditivos para preservar as impressões de agressões externas (água e luz, por exemplo) e para aumentar a longevidade das imagens.
Thom Brown admite que os fabricantes de tintas alternativas podem recorrer a técnicas de engenharia reversa para tentar reconstruir as fórmulas da HP, mas garante que esse é um processo muito difícil e que os referidos fabricantes não têm acesso aos mesmos componentes que a HP utiliza. Mais importante ainda, o investigador considera que «o objetivo principal dos fabricantes de tinta alternativa é o baixo preço, não a qualidade»