O iPhone é rei e senhor dos rumores na Internet. Sempre que se aproxima o lançamento de um novo iPhone, os sites de tecnologia digladiam-se para serem os primeiros antecipar as características técnicas e funcionalidades do próximo smartphone da Apple. O que muitas vezes resulta em rumores sem sentido. Mas há fontes que têm demonstrado a sua credibilidade nos últimos anos. Juntamos os rumores mais credíveis sobre o próximo ou próximos iPhones. Uma coisa é certa: a Apple vai fazer uma grande apresentação hoje.
iPhone 5S
Espera-se que seja esta a denominação do novo topo de gama da Apple – é o nome que mais aparece nos rumores e até em fotos –, embora haja quem ainda garanta que se vai mesmo chamar iPhone 6. A denominação 5S só por si faz acreditar que o novo iPhone vai ter um design muito semelhante ao iPhone 5 que já conhecemos. Mas espera-se muitas novidades no interior, a começar por um processador mais rápido (Apple A7) e por uma capacidade máxima superior (128 GB).
Um dos rumores mais interessantes aponta para um botão Home com leitor de impressões digitais integrado, o que permitiria um novo tipo de acesso ao aparelho – sem digitar código PIN. Uma coisa parece certa: o botão Home vai ser redesenhado, talvez até ganhe uma aura luminosa.
Espera-se uma bateria com capacidade acrescida, o que deverá aumentar significativamente a autonomia.
No que concerne â câmara, a grande novidade deverá ser um flash bem mais poderoso (dual LED).
iPhone 5C
A confirmar-se, esta vai ser a grande novidade. Um iPhone mais económico a ser vendido em simultâneo com o mais poderoso e dispendioso iPhone 5S.
A característica mais diferenciadora deverá ser o chassis plástico, com arestas arredondadas. Espera-se que o iPhone 5C vá estar disponível em várias cores (como na imagem), um pouco ao estilo do que a Apple já fez com os iPod.
No interior, o iPhone 5C deverá ser muito semelhante ao iPhone 4S para ajudar a manter o preço mais baixo, com processador Apple A5 e câmara de 8 MP. Mas o ecrã deve apresentar a razão altura/largura do iPhone 5 (e do hipotético iPhone 5S) para diminuir a fragmentação ao nível das Apps.