O ecrã full-HD AMOLED com resolução de 1920×1080 pixéis é um dos responsáveis pelo aumento do preço dos materiais. No Galaxy S4 este componente custa 75 dólares, mais dez do que na versão anterior.
«Apesar do hardware não ser radicalmente diferente do Galaxy S III apresentado em abril de 2012, o Samsung Galaxy S4 inclui alguns updates críticos que melhoram a sua funcionalidade, mas também o custo com os materiais», explicou Vincent Leung, analista sénior da IHS.
Os sensores melhorados de humidade, temperatura e gestos devem custar cerca de 16 dólares e o processador Exynos 5 Octa custa cerca de 30 dólares. Na versão anterior, estes componentes ficavam-se pelos 12,70 e os 17,50 dólares, respetivamente, noticia a Forbes.
Os custos da versão LTE para os Estados Unidos devem ser inferiores, devido à utilização da solução Snapdragon 600 da Qualcomm.
A fabricante sul coreana também se preocupou em usar componentes produzidos nas suas próprias instalações. Ou seja, como o ecrã, o painel tátil, o processador de aplicações e o circuito interno de alimentação elétrica parecem ser internos, tudo indica que 63%, ou 149 dólares, destes custos vão entrar de novo na Samsung.