Tudo terá começado com a decisão de Jonathan Ive, o diretor de design da Apple, em encomendar vários relógios da Nike. Nos últimos tempos, vários dos 100 investigadores que estão a trabalhar no projeto iWatch terão usado rotineiramente esses mesmos relógios para ter um perceção mais aproximada da próxima “big thing” da Apple.
O projeto abeira-se agora da conclusão: no final de 2013, a Apple deverá lançar o primeiro iWatch, um telemóvel que se usa enrolado ao pulso e que deverá correr o sistema operativo iOS, noticia hoje a Bloomberg.
O The Verge refere uma alegada fuga de informação que permite ainda confirmar que a Apple estará apostada em criar uma versão do iOS menos exigente do ponto de vista tecnológico. Deste modo, o novo dispositivo poderá garantir a compatibilidade necessária com outras famílias de dispositivos que usam o iOS (iPad ou iPhone), mas poderá ter em conta as limitações de desempenho de um dispositivo de pequenas dimensões, que terá ainda uma autonomia energética reduzida.
Nos rumores que circulam na Web, há ainda um outro dado que pode ser revelador do ponto em que se encontra o projeto iWatch: hoje, os primeiros protótipos apenas permitirão uma autonomia para dois dias – mas a Apple não quer avançar para a comercialização antes de ter uma máquina capaz de chegar aos quatro ou cinco dias de funcionamento.
A notícia de que a Apple está apostada em fechar 2013 com o lançamento de uma nova família de dispositivos contrasta com os mais recentes comentários de responsáveis da Corning, que revelavam que dispositivos como o “telemóvel-relógio” da Apple só chegariam ao mercado dentro de três anos, devido às atuais limitações técnicas do vidro Willow (que alegadamente vai ser usado no iWatch).