A Exame Informática experimentou tablets equipados com o processador Tegra 4 da Nvidia no stand deste fabricante no Mobile World Congress 2013. Foi possível correr alguns benchmarks bem como cinco jogos otimizados para a nova plataforma.
Os resultados são muito promissores. Nos benchmarks Quadrant e Antutu, o tablet de referência (sem marca) com Tegra 4 conseguiu atingir, respetivamente, 16380 e 36301 pontos. Por comparação, um Asus Tranformer Pad Infinity equipado com Tegra 3) consegue, aproximadamente, 4600 e 12000 pontos nos mesmos testes. Ou seja, nestes testes o aumento de desempenho está na ordem dos 300 a 350 por cento (entre 3 a 3,5 vezes mais).
O aumento da performance é ainda maior em outros benchmarks onde a componente gráfica tem mais “peso”. Apesar de não nos ter sido possível correr mais testes devido a limitações de tempo, os números que têm sido apresentaados por outras publicações presentes no MWC parecem confirmar as afirmações da Nvidia, que garante que o Tegra 4 é até seis vezes mais rápido no processamento gráfico do que o Tegra 3.
Verificámos que os resultados teóricos têm expressão prática, na medida em que experimentámos vários jogos otimizados para a nova plataforma. Apesar de o grafismo “carregado” (alta definição, cenas cheias de objetivos complexos e movimento), os tablets de referência da Nvidia apresentaram uma fluidez invejável. Os gráficos parecem estar pelo menos ao nível do que podemos encontrar na PS3 ou na Xbox 360. Também não notámos qualquer atraso na reação aos nossos comandos, independentemente de usarmos o ecrã tátil ou um joypad USB.
Foi ainda possível verificar que o Tegra 4 é capaz de reproduzir vídeo 4K (quatro vezes mais píxeis do que o Full HD) através de uma saída HDMI. No entanto, na demo apresentada, apercebemo-nos de alguma quebra de fluidez momentânea, embora não tenha sido possível verificar se estas perdas de frames devem-se ao processador.