
A Wii U é fornecida em preto nos packs Premium e ZombiU

O novo controlador Pro para jogadores exigentes

O pack Basic tem a consola em branco

Print screen de Batman Arkham City Armoured Edition

O ZombiU é um bom exemplo de um jogo onde o segundo ecrã é usado para adicionar funcionalidade

Imagem do Darksideres II, um dos 24 jogos disponíveis no lançamento da consola

Imagem de New Super Mario Bros. U

O NintendoLand é um conjunto de jogos desenvolvidos para tirar partido da jogabilidade assimétrica da Wii U

Neste exemplo, o GamePad é usado para controlar o arco e flecha

No FIFA 13 o segundo ecrã pode ser usado para alterar a estratégia de jogo
GamePad
O controlador de jogos com ecrã tátil e respetivo estilete Inclui dois controlos analógicos tipo stick controlados pelos polegares. Como são clicáveis, também funcionam como botões. São complementados por um pad direcional, botões Direito e Esquerdo para os indicadores e gatilhos. Apesar de ser um comando grande devido ao ecrã tátil de seis polegadas (cerca de 15 cm de diagonal), não é pesado.
Não ficámos particularmente impressionados com a qualidade de construção. O plástico pareceu-nos “barato”, mas, pela positiva, sólido q.b..
O GamePad inclui ainda câmara, sensor de infravermelhos para controlar os televisores (há um botão para ativar esta funcionalidade) e – a grande novidade – o sensor Near-Field Communications, colocado na zona à esquerda do ecrã do GamPad. Esta tecnologia vai permitir aos jogadores adicionarem elementos ao jogo a partir de objetos reais equipados com NFC (ao estilo Skylanders) ou outros elementos físicos que podem receber e armazenar informações do jogo ou jogador.
Wii U Pro Controller
Trata-se de um comando desenhado para atrair os jogadores mais entusiastas. É, em termos de funcionalidade, semelhante aos gamepads da Playstation 3 e Xbox 360. Na verdade, parece ter nascido da fusão entre um comando da Xbox 360 e o Classic Controller Pro que já conhecíamos da Wii. No primeiro contacto, este comando pareceu-nos sólido e ergonómico, adaptando-se a diferentes tamanhos de mãos.
Segundo ecrã
Os jogos demonstrados utilizam o ecrã do GamePad de diferentes modos. No Batman Arkam City Armored Edition, o GamePad funciona como sistema de controlo do inventário e do conjunto de gadgets que Batman costuma transportar e usar contra os vilões e em Zombi U, é no GamePad que o jogador escolhe as armas a utilizar e introduz os códigos para abrir portas.
Jogos assíncronos
Em alguns jogos, o jogador poder continuar a jogar no GamePad sem a televisão graças ao ecrã tátil incluído. Vai ser o caso do Wii Fit U, onde é possível seguir as instruções de execução dos exercícios físicos sem ser necessário o televisor.
O segundo ecrã vai permitir ainda a criação de um novo tipo de jogos denominados assimétricos. Nestes videojogos é possível que dois jogadores tenham experiências bem diferentes de jogo. Por exemplo, em Just Dance 4, o jogador com GamePad assume a personagem de coreógrafo, controlando as instruções de dança que surgem no televisor para os restantes jogadores seguirem.
Retrocompatibilidade
A Wii U vai suportar os comandos já existentes para a Wii, nomeadamente Wii Remotes, Nunchuks e a Balance Board (Wii Fit). Uma boa notícia para quem já tem a Wii já que permite diminuir o investimento para multijogadores. Como já anunciado, a retrocompatibilidade estende-se aos jogos.
Alta definição
A Wii U suporta alta definição até 1080p e inclui uma porta HDMI. Há suporte para outras portas via cabos adaptadores. A Wii U não permite reproduzir discos Blu-ray nem sequer DVDs.
Ligações
A Wii U tem ranhura para cartões SD, duas portas USB frontais e duas portas USB traseiras. A ligação à rede é feita através de uma ligação Wi-Fi 802.11b/g/n. Não há porta de rede, mas é possível utilizar redes cabladas via adaptador USB/LAN.
Processadores
A consola inclui dois processadores: processador central IBM (arquitetura Power) e processador gráfico da família AMD Radeon. Estes dois chips estão integrados num único package, o que ajudou a reduzir o consumo energético e a dimensão da consola.
Rede social Miiverse
Logo que o utilizador liga a Wii U surge um ecrã onde são apresentados os Miis da rede do jogador. Neste ecrã é possível trocar rapidamente mensagens de texto e até mesmo imagens e desenhos criados diretamente no painel tátil do GamePad. O espirito de comunidade vai estar também presente em muitos jogos para que, por exemplo, os jogadores possam partilhar recordes pessoais ou dicas sobre o jogo.
Jogos
Da própria Nintendo os destaques vão para o Pikmin 3, New Super Mario Bros. U, e NintendoLand. Este último é, na realidade, um conjunto de 12 mini-jogos com as personagens bem conhecidas da Nintendo (Donkey Kong, Zelda, Luigi…).
Vídeo do unboxing da nova Wii U na redação da Exame Informática